Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015 |
Resumo: | Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores. |
id |
UNESP-22_cd41b87b428105196f018acff7b72c3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132011000400015 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geralDidaticidadelaicidadecientificidadeanálise de textoMuitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.4 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000400015info:eu-repo/semantics/openAccessJorge,JulianaEscolano,Ângela Coletto MoralesCassiolato,Ana Maria Rodriguespor2012-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000400015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:42.893680Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
spellingShingle |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral Jorge,Juliana Didaticidade laicidade cientificidade análise de texto |
title_short |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title_full |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title_fullStr |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title_full_unstemmed |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
title_sort |
Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral |
author |
Jorge,Juliana |
author_facet |
Jorge,Juliana Escolano,Ângela Coletto Morales Cassiolato,Ana Maria Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Escolano,Ângela Coletto Morales Cassiolato,Ana Maria Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge,Juliana Escolano,Ângela Coletto Morales Cassiolato,Ana Maria Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didaticidade laicidade cientificidade análise de texto |
topic |
Didaticidade laicidade cientificidade análise de texto |
description |
Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000400015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.4 2011 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956293799936 |