Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge,Juliana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Escolano,Ângela Coletto Morales, Cassiolato,Ana Maria Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015
Resumo: Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.
id UNESP-22_cd41b87b428105196f018acff7b72c3e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000400015
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geralDidaticidadelaicidadecientificidadeanálise de textoMuitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.4 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000400015info:eu-repo/semantics/openAccessJorge,JulianaEscolano,Ângela Coletto MoralesCassiolato,Ana Maria Rodriguespor2012-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000400015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:42.893680Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
spellingShingle Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
Jorge,Juliana
Didaticidade
laicidade
cientificidade
análise de texto
title_short Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title_full Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title_fullStr Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title_full_unstemmed Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
title_sort Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral
author Jorge,Juliana
author_facet Jorge,Juliana
Escolano,Ângela Coletto Morales
Cassiolato,Ana Maria Rodrigues
author_role author
author2 Escolano,Ângela Coletto Morales
Cassiolato,Ana Maria Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge,Juliana
Escolano,Ângela Coletto Morales
Cassiolato,Ana Maria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Didaticidade
laicidade
cientificidade
análise de texto
topic Didaticidade
laicidade
cientificidade
análise de texto
description Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.4 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956293799936