A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino,Giselle Faur de Castro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barbosa-Lima,Maria da Conceição de Almeida, Queiroz,Glória Regina Pessôa Campello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000400004
Resumo: ResumoEste trabalho tem como objetivo discutir o papel da dimensão dialógica no ensino, pensando a formação para cidadania como consequência do processo de construção do conhecimento. Para refletirmos sobre a Prática Docente de um professor de Física, discutiremos dois conceitos essenciais da teoria Bakhtiniana: o dialogismo e o ato. Ao final da construção do referencial teórico que esboce uma possível prática como ato dialógico e responsável, apresentaremos, a partir do discurso de um professor de Física, alguns episódios que enriqueçam esse referencial. Os dados aqui analisados foram coletados a partir de: e-mails trocados entre o professor e seus colegas de profissão, e o professor e um grupo de pesquisa da Universidade, e uma entrevista semiestruturada. Como uma das conclusões a que chegamos é que, no exercício - ato - de sua docência, o professor é capaz de se perceber como educador e de colocar - responder - sua prática em prol de seus objetivos.
id UNESP-22_d01889514bbc575d3390631d2ecc283e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000400004
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsávelPrática docenteDialogismoAtoEnsino de físicaResumoEste trabalho tem como objetivo discutir o papel da dimensão dialógica no ensino, pensando a formação para cidadania como consequência do processo de construção do conhecimento. Para refletirmos sobre a Prática Docente de um professor de Física, discutiremos dois conceitos essenciais da teoria Bakhtiniana: o dialogismo e o ato. Ao final da construção do referencial teórico que esboce uma possível prática como ato dialógico e responsável, apresentaremos, a partir do discurso de um professor de Física, alguns episódios que enriqueçam esse referencial. Os dados aqui analisados foram coletados a partir de: e-mails trocados entre o professor e seus colegas de profissão, e o professor e um grupo de pesquisa da Universidade, e uma entrevista semiestruturada. Como uma das conclusões a que chegamos é que, no exercício - ato - de sua docência, o professor é capaz de se perceber como educador e de colocar - responder - sua prática em prol de seus objetivos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000400004Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.4 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150040004info:eu-repo/semantics/openAccessCatarino,Giselle Faur de CastroBarbosa-Lima,Maria da Conceição de AlmeidaQueiroz,Glória Regina Pessôa Campellopor2015-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000400004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:56.683313Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
title A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
spellingShingle A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
Catarino,Giselle Faur de Castro
Prática docente
Dialogismo
Ato
Ensino de física
title_short A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
title_full A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
title_fullStr A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
title_full_unstemmed A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
title_sort A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
author Catarino,Giselle Faur de Castro
author_facet Catarino,Giselle Faur de Castro
Barbosa-Lima,Maria da Conceição de Almeida
Queiroz,Glória Regina Pessôa Campello
author_role author
author2 Barbosa-Lima,Maria da Conceição de Almeida
Queiroz,Glória Regina Pessôa Campello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarino,Giselle Faur de Castro
Barbosa-Lima,Maria da Conceição de Almeida
Queiroz,Glória Regina Pessôa Campello
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Dialogismo
Ato
Ensino de física
topic Prática docente
Dialogismo
Ato
Ensino de física
description ResumoEste trabalho tem como objetivo discutir o papel da dimensão dialógica no ensino, pensando a formação para cidadania como consequência do processo de construção do conhecimento. Para refletirmos sobre a Prática Docente de um professor de Física, discutiremos dois conceitos essenciais da teoria Bakhtiniana: o dialogismo e o ato. Ao final da construção do referencial teórico que esboce uma possível prática como ato dialógico e responsável, apresentaremos, a partir do discurso de um professor de Física, alguns episódios que enriqueçam esse referencial. Os dados aqui analisados foram coletados a partir de: e-mails trocados entre o professor e seus colegas de profissão, e o professor e um grupo de pesquisa da Universidade, e uma entrevista semiestruturada. Como uma das conclusões a que chegamos é que, no exercício - ato - de sua docência, o professor é capaz de se perceber como educador e de colocar - responder - sua prática em prol de seus objetivos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150040004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.4 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957526925312