A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsável
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000400004 |
Resumo: | ResumoEste trabalho tem como objetivo discutir o papel da dimensão dialógica no ensino, pensando a formação para cidadania como consequência do processo de construção do conhecimento. Para refletirmos sobre a Prática Docente de um professor de Física, discutiremos dois conceitos essenciais da teoria Bakhtiniana: o dialogismo e o ato. Ao final da construção do referencial teórico que esboce uma possível prática como ato dialógico e responsável, apresentaremos, a partir do discurso de um professor de Física, alguns episódios que enriqueçam esse referencial. Os dados aqui analisados foram coletados a partir de: e-mails trocados entre o professor e seus colegas de profissão, e o professor e um grupo de pesquisa da Universidade, e uma entrevista semiestruturada. Como uma das conclusões a que chegamos é que, no exercício - ato - de sua docência, o professor é capaz de se perceber como educador e de colocar - responder - sua prática em prol de seus objetivos. |
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A prática docente e o dialogismo bakhtiniano: o ensino como um ato responsávelPrática docenteDialogismoAtoEnsino de físicaResumoEste trabalho tem como objetivo discutir o papel da dimensão dialógica no ensino, pensando a formação para cidadania como consequência do processo de construção do conhecimento. Para refletirmos sobre a Prática Docente de um professor de Física, discutiremos dois conceitos essenciais da teoria Bakhtiniana: o dialogismo e o ato. Ao final da construção do referencial teórico que esboce uma possível prática como ato dialógico e responsável, apresentaremos, a partir do discurso de um professor de Física, alguns episódios que enriqueçam esse referencial. Os dados aqui analisados foram coletados a partir de: e-mails trocados entre o professor e seus colegas de profissão, e o professor e um grupo de pesquisa da Universidade, e uma entrevista semiestruturada. Como uma das conclusões a que chegamos é que, no exercício - ato - de sua docência, o professor é capaz de se perceber como educador e de colocar - responder - sua prática em prol de seus objetivos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000400004Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.4 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150040004info:eu-repo/semantics/openAccessCatarino,Giselle Faur de CastroBarbosa-Lima,Maria da Conceição de AlmeidaQueiroz,Glória Regina Pessôa Campellopor2015-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000400004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:56.683313Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
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