Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100254 |
Resumo: | Resumo: Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e tem como objetivo analisar as possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução de duas tarefas investigativas resolvidas pelos licenciandos em Matemática de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizadas as resoluções das tarefas investigativas e gravação/filmagem do debate em aula como instrumentos de coleta de dados. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo três categorias: (a) Conjecturas e estratégias de resolução; (b) Manifestações de aprendizagem; e, (c) Análise das dificuldades durante a resolução da tarefa. Por meio deste estudo, conclui-se que os alunos, envolvidos na pesquisa, conseguiram formular, testar e validar conjecturas. As reflexões, análise das dificuldades e discussões com a turma foi importante para refinar conjecturas, repensar variáveis que não foram consideradas na atividade, o que ampliou o conhecimento de educação financeira, fortalecendo o aprendizado e o desenvolvimento do espírito crítico e colaborativo. |
id |
UNESP-22_d01c84588bb868235a6df82c9f481945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132020000100254 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resoluçãoEducação matemáticaEducação financeiraResolução de problemasEnsino superiorResumo: Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e tem como objetivo analisar as possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução de duas tarefas investigativas resolvidas pelos licenciandos em Matemática de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizadas as resoluções das tarefas investigativas e gravação/filmagem do debate em aula como instrumentos de coleta de dados. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo três categorias: (a) Conjecturas e estratégias de resolução; (b) Manifestações de aprendizagem; e, (c) Análise das dificuldades durante a resolução da tarefa. Por meio deste estudo, conclui-se que os alunos, envolvidos na pesquisa, conseguiram formular, testar e validar conjecturas. As reflexões, análise das dificuldades e discussões com a turma foi importante para refinar conjecturas, repensar variáveis que não foram consideradas na atividade, o que ampliou o conhecimento de educação financeira, fortalecendo o aprendizado e o desenvolvimento do espírito crítico e colaborativo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100254Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200057info:eu-repo/semantics/openAccessFranzoni,PatriciaQuartieri,Marli Teresinhapor2020-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100254Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:15.198320Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução |
title |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução |
spellingShingle |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução Franzoni,Patricia Educação matemática Educação financeira Resolução de problemas Ensino superior |
title_short |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução |
title_full |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução |
title_fullStr |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução |
title_full_unstemmed |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução |
title_sort |
Tarefas Investigativas Relacionadas à Educação Financeira: possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução |
author |
Franzoni,Patricia |
author_facet |
Franzoni,Patricia Quartieri,Marli Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Quartieri,Marli Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzoni,Patricia Quartieri,Marli Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Educação financeira Resolução de problemas Ensino superior |
topic |
Educação matemática Educação financeira Resolução de problemas Ensino superior |
description |
Resumo: Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e tem como objetivo analisar as possibilidades de conjecturas e estratégias de resolução de duas tarefas investigativas resolvidas pelos licenciandos em Matemática de uma universidade no estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizadas as resoluções das tarefas investigativas e gravação/filmagem do debate em aula como instrumentos de coleta de dados. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo três categorias: (a) Conjecturas e estratégias de resolução; (b) Manifestações de aprendizagem; e, (c) Análise das dificuldades durante a resolução da tarefa. Por meio deste estudo, conclui-se que os alunos, envolvidos na pesquisa, conseguiram formular, testar e validar conjecturas. As reflexões, análise das dificuldades e discussões com a turma foi importante para refinar conjecturas, repensar variáveis que não foram consideradas na atividade, o que ampliou o conhecimento de educação financeira, fortalecendo o aprendizado e o desenvolvimento do espírito crítico e colaborativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100254 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320200057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958924677120 |