Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286 |
Resumo: | A resolução de problemas, como estratégia de ensino de Matemática, vem se constituindo como uma importante abordagem didática. Neste artigo pretende-se mostrar como a atividade investigativa, decorrente da proposição de um problema envolvendo visualização espacial e análise de padrões, pode contribuir para que alunos do sexto ano do Ensino Fundamental construam generalizações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o foco nas resoluções formuladas e discutidas pelos alunos em sala de aula. A análise dos dados revelou que o problema proposto e a abordagem utilizada pelo professor permitiu que os alunos empregassem diferentes estratégias e procedimentos. A socialização das diversas resoluções por eles formuladas possibilitou o desenvolvimento do pensamento matemático, com destaque para o processo de generalização, característico do pensamento algébrico. |
id |
UFPA-6_ada57bfe94902a4ef9dc381ae00a2846 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/286 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de ResoluçãoEducação MatemáticaResolução de ProblemasProblemas AbertosGeneralizaçãoA resolução de problemas, como estratégia de ensino de Matemática, vem se constituindo como uma importante abordagem didática. Neste artigo pretende-se mostrar como a atividade investigativa, decorrente da proposição de um problema envolvendo visualização espacial e análise de padrões, pode contribuir para que alunos do sexto ano do Ensino Fundamental construam generalizações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o foco nas resoluções formuladas e discutidas pelos alunos em sala de aula. A análise dos dados revelou que o problema proposto e a abordagem utilizada pelo professor permitiu que os alunos empregassem diferentes estratégias e procedimentos. A socialização das diversas resoluções por eles formuladas possibilitou o desenvolvimento do pensamento matemático, com destaque para o processo de generalização, característico do pensamento algébrico.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286REMATEC; v. 11 n. 21 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286/287Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Allevato, Norma SuelyVieira, Gilberto2022-10-15T13:35:51Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/286Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:35:51Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução |
title |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução |
spellingShingle |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução Gomes Allevato, Norma Suely Educação Matemática Resolução de Problemas Problemas Abertos Generalização |
title_short |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução |
title_full |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução |
title_fullStr |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução |
title_full_unstemmed |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução |
title_sort |
Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução |
author |
Gomes Allevato, Norma Suely |
author_facet |
Gomes Allevato, Norma Suely Vieira, Gilberto |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Gilberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Allevato, Norma Suely Vieira, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Resolução de Problemas Problemas Abertos Generalização |
topic |
Educação Matemática Resolução de Problemas Problemas Abertos Generalização |
description |
A resolução de problemas, como estratégia de ensino de Matemática, vem se constituindo como uma importante abordagem didática. Neste artigo pretende-se mostrar como a atividade investigativa, decorrente da proposição de um problema envolvendo visualização espacial e análise de padrões, pode contribuir para que alunos do sexto ano do Ensino Fundamental construam generalizações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o foco nas resoluções formuladas e discutidas pelos alunos em sala de aula. A análise dos dados revelou que o problema proposto e a abordagem utilizada pelo professor permitiu que os alunos empregassem diferentes estratégias e procedimentos. A socialização das diversas resoluções por eles formuladas possibilitou o desenvolvimento do pensamento matemático, com destaque para o processo de generalização, característico do pensamento algébrico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286/287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 11 n. 21 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003621924864 |