Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Allevato, Norma Suely
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vieira, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286
Resumo: A resolução de problemas, como estratégia de ensino de Matemática, vem se constituindo como uma importante  abordagem didática.  Neste  artigo  pretende-se  mostrar  como  a  atividade  investigativa, decorrente da proposição de um problema envolvendo visualização espacial e análise de padrões, pode contribuir para que alunos do sexto ano do Ensino Fundamental construam generalizações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o foco nas resoluções formuladas e discutidas pelos alunos em sala de aula. A análise dos dados revelou que o problema proposto e a abordagem utilizada pelo professor permitiu que os alunos empregassem diferentes estratégias e procedimentos. A socialização das  diversas  resoluções  por  eles  formuladas  possibilitou  o  desenvolvimento  do  pensamento matemático, com destaque para o processo de generalização, característico do pensamento algébrico.
id UFPA-6_ada57bfe94902a4ef9dc381ae00a2846
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/286
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de ResoluçãoEducação MatemáticaResolução de ProblemasProblemas AbertosGeneralizaçãoA resolução de problemas, como estratégia de ensino de Matemática, vem se constituindo como uma importante  abordagem didática.  Neste  artigo  pretende-se  mostrar  como  a  atividade  investigativa, decorrente da proposição de um problema envolvendo visualização espacial e análise de padrões, pode contribuir para que alunos do sexto ano do Ensino Fundamental construam generalizações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o foco nas resoluções formuladas e discutidas pelos alunos em sala de aula. A análise dos dados revelou que o problema proposto e a abordagem utilizada pelo professor permitiu que os alunos empregassem diferentes estratégias e procedimentos. A socialização das  diversas  resoluções  por  eles  formuladas  possibilitou  o  desenvolvimento  do  pensamento matemático, com destaque para o processo de generalização, característico do pensamento algébrico.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286REMATEC; v. 11 n. 21 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286/287Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Allevato, Norma SuelyVieira, Gilberto2022-10-15T13:35:51Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/286Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:35:51Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
title Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
spellingShingle Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
Gomes Allevato, Norma Suely
Educação Matemática
Resolução de Problemas
Problemas Abertos
Generalização
title_short Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
title_full Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
title_fullStr Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
title_full_unstemmed Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
title_sort Em direção à Generalização: Contribuições de um Problema com Múltiplas Estratégias de Resolução
author Gomes Allevato, Norma Suely
author_facet Gomes Allevato, Norma Suely
Vieira, Gilberto
author_role author
author2 Vieira, Gilberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Allevato, Norma Suely
Vieira, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Resolução de Problemas
Problemas Abertos
Generalização
topic Educação Matemática
Resolução de Problemas
Problemas Abertos
Generalização
description A resolução de problemas, como estratégia de ensino de Matemática, vem se constituindo como uma importante  abordagem didática.  Neste  artigo  pretende-se  mostrar  como  a  atividade  investigativa, decorrente da proposição de um problema envolvendo visualização espacial e análise de padrões, pode contribuir para que alunos do sexto ano do Ensino Fundamental construam generalizações. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com o foco nas resoluções formuladas e discutidas pelos alunos em sala de aula. A análise dos dados revelou que o problema proposto e a abordagem utilizada pelo professor permitiu que os alunos empregassem diferentes estratégias e procedimentos. A socialização das  diversas  resoluções  por  eles  formuladas  possibilitou  o  desenvolvimento  do  pensamento matemático, com destaque para o processo de generalização, característico do pensamento algébrico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/286/287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 11 n. 21 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003621924864