Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mamcasz-Viginheski,Lúcia Virginia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Shimazaki,Elsa Midori, Silva,Sani de Carvalho Rutz da, Pacheco,Edilson Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400867
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo buscar uma alternativa para desenvolver conceitos matemáticos com uma estudante cega total, os quais tenham sentido e contribuam para a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como estratégia. Ela foi realizada em uma instituição não governamental que oferece atendimento especializado na área da deficiência visual, no município de Guarapuava, interior do Estado do Paraná. Fundamentados na teoria histórico-cultural de Vygotsky, procedemos a uma intervenção pedagógica para que a estudante elaborasse conceitos de Geometria e Álgebra. Os resultados mostraram que a estudante consolidou conceitos em fase de maturação, produzindo novos conceitos a partir deles. Também foi possível perceber que, independentemente das limitações, estudantes com deficiência visual são capazes de elaborar conceitos necessários para a autonomia e a participação social.
id UNESP-22_d4cc8564ed467735f53f0365bd6997ed
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000400867
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visualEnsino de MatemáticaFormação de conceitosDeficiente visualCegoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo buscar uma alternativa para desenvolver conceitos matemáticos com uma estudante cega total, os quais tenham sentido e contribuam para a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como estratégia. Ela foi realizada em uma instituição não governamental que oferece atendimento especializado na área da deficiência visual, no município de Guarapuava, interior do Estado do Paraná. Fundamentados na teoria histórico-cultural de Vygotsky, procedemos a uma intervenção pedagógica para que a estudante elaborasse conceitos de Geometria e Álgebra. Os resultados mostraram que a estudante consolidou conceitos em fase de maturação, produzindo novos conceitos a partir deles. Também foi possível perceber que, independentemente das limitações, estudantes com deficiência visual são capazes de elaborar conceitos necessários para a autonomia e a participação social.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400867Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170040008info:eu-repo/semantics/openAccessMamcasz-Viginheski,Lúcia VirginiaShimazaki,Elsa MidoriSilva,Sani de Carvalho Rutz daPacheco,Edilson Robertopor2017-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000400867Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.864661Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual
title Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual
spellingShingle Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual
Mamcasz-Viginheski,Lúcia Virginia
Ensino de Matemática
Formação de conceitos
Deficiente visual
Cego
title_short Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual
title_full Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual
title_fullStr Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual
title_full_unstemmed Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual
title_sort Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual
author Mamcasz-Viginheski,Lúcia Virginia
author_facet Mamcasz-Viginheski,Lúcia Virginia
Shimazaki,Elsa Midori
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Pacheco,Edilson Roberto
author_role author
author2 Shimazaki,Elsa Midori
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Pacheco,Edilson Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamcasz-Viginheski,Lúcia Virginia
Shimazaki,Elsa Midori
Silva,Sani de Carvalho Rutz da
Pacheco,Edilson Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Formação de conceitos
Deficiente visual
Cego
topic Ensino de Matemática
Formação de conceitos
Deficiente visual
Cego
description Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo buscar uma alternativa para desenvolver conceitos matemáticos com uma estudante cega total, os quais tenham sentido e contribuam para a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como estratégia. Ela foi realizada em uma instituição não governamental que oferece atendimento especializado na área da deficiência visual, no município de Guarapuava, interior do Estado do Paraná. Fundamentados na teoria histórico-cultural de Vygotsky, procedemos a uma intervenção pedagógica para que a estudante elaborasse conceitos de Geometria e Álgebra. Os resultados mostraram que a estudante consolidou conceitos em fase de maturação, produzindo novos conceitos a partir deles. Também foi possível perceber que, independentemente das limitações, estudantes com deficiência visual são capazes de elaborar conceitos necessários para a autonomia e a participação social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400867
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000400867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170040008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957962084352