Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Sylvia da Silveira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lomônaco,José Fernando Bitencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de conceitos por cegos congênitos. Participaram sete cegos congênitos, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos. Foi solicitado aos participantes que definissem 15 conceitos, subdivididos em concretos e abstratos. As respostas foram agrupadas em 13 categorias. Verificou-se que cada tipo de conceito envolve formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificados alguns meios utilizados pelo cego congênito na aquisição do conhecimento, evidenciando a multiplicidade de possibilidades de aquisição e expressão de conceitos. As implicações deste trabalho para o processo de ensino/aprendizagem de cegos foram consideradas.
id ABRAPEE-1_9dfcca69a165f81f77c55256f6fe9007
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572008000100009
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimentoCegoDeficiente visualFormação de conceitosDesenvolvimento cognitivoO objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de conceitos por cegos congênitos. Participaram sete cegos congênitos, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos. Foi solicitado aos participantes que definissem 15 conceitos, subdivididos em concretos e abstratos. As respostas foram agrupadas em 13 categorias. Verificou-se que cada tipo de conceito envolve formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificados alguns meios utilizados pelo cego congênito na aquisição do conhecimento, evidenciando a multiplicidade de possibilidades de aquisição e expressão de conceitos. As implicações deste trabalho para o processo de ensino/aprendizagem de cegos foram consideradas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000100009info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Sylvia da SilveiraLomônaco,José Fernando Bitencourtpor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
title Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
spellingShingle Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
Nunes,Sylvia da Silveira
Cego
Deficiente visual
Formação de conceitos
Desenvolvimento cognitivo
title_short Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
title_full Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
title_fullStr Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
title_full_unstemmed Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
title_sort Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
author Nunes,Sylvia da Silveira
author_facet Nunes,Sylvia da Silveira
Lomônaco,José Fernando Bitencourt
author_role author
author2 Lomônaco,José Fernando Bitencourt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Sylvia da Silveira
Lomônaco,José Fernando Bitencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Cego
Deficiente visual
Formação de conceitos
Desenvolvimento cognitivo
topic Cego
Deficiente visual
Formação de conceitos
Desenvolvimento cognitivo
description O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de conceitos por cegos congênitos. Participaram sete cegos congênitos, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos. Foi solicitado aos participantes que definissem 15 conceitos, subdivididos em concretos e abstratos. As respostas foram agrupadas em 13 categorias. Verificou-se que cada tipo de conceito envolve formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificados alguns meios utilizados pelo cego congênito na aquisição do conhecimento, evidenciando a multiplicidade de possibilidades de aquisição e expressão de conceitos. As implicações deste trabalho para o processo de ensino/aprendizagem de cegos foram consideradas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572008000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604963717120