Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de conceitos por cegos congênitos. Participaram sete cegos congênitos, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos. Foi solicitado aos participantes que definissem 15 conceitos, subdivididos em concretos e abstratos. As respostas foram agrupadas em 13 categorias. Verificou-se que cada tipo de conceito envolve formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificados alguns meios utilizados pelo cego congênito na aquisição do conhecimento, evidenciando a multiplicidade de possibilidades de aquisição e expressão de conceitos. As implicações deste trabalho para o processo de ensino/aprendizagem de cegos foram consideradas. |
id |
ABRAPEE-1_9dfcca69a165f81f77c55256f6fe9007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572008000100009 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimentoCegoDeficiente visualFormação de conceitosDesenvolvimento cognitivoO objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de conceitos por cegos congênitos. Participaram sete cegos congênitos, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos. Foi solicitado aos participantes que definissem 15 conceitos, subdivididos em concretos e abstratos. As respostas foram agrupadas em 13 categorias. Verificou-se que cada tipo de conceito envolve formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificados alguns meios utilizados pelo cego congênito na aquisição do conhecimento, evidenciando a multiplicidade de possibilidades de aquisição e expressão de conceitos. As implicações deste trabalho para o processo de ensino/aprendizagem de cegos foram consideradas.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000100009info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Sylvia da SilveiraLomônaco,José Fernando Bitencourtpor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento |
title |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento |
spellingShingle |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento Nunes,Sylvia da Silveira Cego Deficiente visual Formação de conceitos Desenvolvimento cognitivo |
title_short |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento |
title_full |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento |
title_fullStr |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento |
title_sort |
Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento |
author |
Nunes,Sylvia da Silveira |
author_facet |
Nunes,Sylvia da Silveira Lomônaco,José Fernando Bitencourt |
author_role |
author |
author2 |
Lomônaco,José Fernando Bitencourt |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes,Sylvia da Silveira Lomônaco,José Fernando Bitencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cego Deficiente visual Formação de conceitos Desenvolvimento cognitivo |
topic |
Cego Deficiente visual Formação de conceitos Desenvolvimento cognitivo |
description |
O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento de conceitos por cegos congênitos. Participaram sete cegos congênitos, de ambos os sexos, com idades entre 8 e 13 anos. Foi solicitado aos participantes que definissem 15 conceitos, subdivididos em concretos e abstratos. As respostas foram agrupadas em 13 categorias. Verificou-se que cada tipo de conceito envolve formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificados alguns meios utilizados pelo cego congênito na aquisição do conhecimento, evidenciando a multiplicidade de possibilidades de aquisição e expressão de conceitos. As implicações deste trabalho para o processo de ensino/aprendizagem de cegos foram consideradas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572008000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604963717120 |