(Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier,Allan Moreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Steil,Leonardo José, Mena-Chalco,Jesus Pascual
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200373
Resumo: Resumo: Interdisciplinaridade é um dos principais enunciados que atravessam e nominalizam o currículo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC) cujos agenciamentos estão em constante devir: molecular e molar. Com intuito de compreender como se dão as relações curriculares no projeto pedagógico e quais os regimes de verdade apresentados na idealização e na execução desse projeto no que trata dos enunciados de interdisciplinaridade, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos para a análise deles na perspectiva foucaultiana, com entrevistas semiestruturadas, documentos oficiais (projetos pedagógicos, normativas e legislação) e grafos elaborados a partir das ementas das unidades curriculares. A compreensão de que a interdisciplinaridade, em sua derivação atitudinal, é integradora de conhecimentos diverge da lógica transversal rizomática que pode ser estabelecida no exercício flexível do currículo que escapa às normatizações e produz singularidades curriculares.
id UNESP-22_d8abfa0021e001378de27d3dd38de48d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000200373
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABCEnsino superiorCurrículoInterdisciplinaridadeAnálise do discursoResumo: Interdisciplinaridade é um dos principais enunciados que atravessam e nominalizam o currículo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC) cujos agenciamentos estão em constante devir: molecular e molar. Com intuito de compreender como se dão as relações curriculares no projeto pedagógico e quais os regimes de verdade apresentados na idealização e na execução desse projeto no que trata dos enunciados de interdisciplinaridade, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos para a análise deles na perspectiva foucaultiana, com entrevistas semiestruturadas, documentos oficiais (projetos pedagógicos, normativas e legislação) e grafos elaborados a partir das ementas das unidades curriculares. A compreensão de que a interdisciplinaridade, em sua derivação atitudinal, é integradora de conhecimentos diverge da lógica transversal rizomática que pode ser estabelecida no exercício flexível do currículo que escapa às normatizações e produz singularidades curriculares.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200373Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170020006info:eu-repo/semantics/openAccessXavier,Allan MoreiraSteil,Leonardo JoséMena-Chalco,Jesus Pascualpor2017-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000200373Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:02.161549Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC
title (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC
spellingShingle (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC
Xavier,Allan Moreira
Ensino superior
Currículo
Interdisciplinaridade
Análise do discurso
title_short (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC
title_full (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC
title_fullStr (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC
title_full_unstemmed (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC
title_sort (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC
author Xavier,Allan Moreira
author_facet Xavier,Allan Moreira
Steil,Leonardo José
Mena-Chalco,Jesus Pascual
author_role author
author2 Steil,Leonardo José
Mena-Chalco,Jesus Pascual
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier,Allan Moreira
Steil,Leonardo José
Mena-Chalco,Jesus Pascual
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Currículo
Interdisciplinaridade
Análise do discurso
topic Ensino superior
Currículo
Interdisciplinaridade
Análise do discurso
description Resumo: Interdisciplinaridade é um dos principais enunciados que atravessam e nominalizam o currículo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC) cujos agenciamentos estão em constante devir: molecular e molar. Com intuito de compreender como se dão as relações curriculares no projeto pedagógico e quais os regimes de verdade apresentados na idealização e na execução desse projeto no que trata dos enunciados de interdisciplinaridade, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos para a análise deles na perspectiva foucaultiana, com entrevistas semiestruturadas, documentos oficiais (projetos pedagógicos, normativas e legislação) e grafos elaborados a partir das ementas das unidades curriculares. A compreensão de que a interdisciplinaridade, em sua derivação atitudinal, é integradora de conhecimentos diverge da lógica transversal rizomática que pode ser estabelecida no exercício flexível do currículo que escapa às normatizações e produz singularidades curriculares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200373
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170020006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957916995584