Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Allan Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leonardo José Steil
id UFBC_0290a907d58f2b1555381f054ea344c1
oai_identifier_str oai:BDTD:77588
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABCCURRÍCULO DE ENSINO SUPERIORINTERDISCIPLINARIDADEEDUCAÇÃO PERMANENTECURRICULUMINTERDISCIPLINARITYIN SERVICE TRAININGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Leonardo José SteilTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química, 2015.Pensar o currículo a partir de uma perspectiva rizomática possibilita a construção de novas conexões que se libertam de restrições impostas pelas relações lineares e, mesmo que momentaneamente, produzem multiplicidades. Interdisciplinaridade, flexibilidade e formação continuada são enunciados que atravessam e nominalizam o currículo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC) cujos agenciamentos estão em constante devir: molecular e molar. Compreender como funcionam os agenciamentos maquínicos curriculares nos quais está circunscrito o BC&T da UFABC a partir da identificação de enunciados molarizados e das linhas de fuga que surgem desta proposta curricular resume o principal objetivo desta pesquisa. Para tanto, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos a partir de entrevistas semi-estruturadas, documentos oficiais (projetos pedagógicos e regulamentações da universidade) assim como de anotações das observações da prática pedagógica de uma docente. A flexibilidade proposta no BC&T da UFABC promove currículos devir-molar e devir-molecular situando-se nas demandas locais e globais por formação generalista, na isenção de requisitos formais, no controle do tempo, na incorporação de lógicas de organização de conteúdo especializadas e hierárquicas, nos deslocamentos dos caráteres fundamental e aplicado. A compreensão de que a interdisciplinaridade, em sua derivação atitudinal, é integradora de conhecimentos diverge da lógica transversal rizomática que pode ser estabelecida no exercício flexível do currículo. Análise de grafos indicou molarização de unidades curriculares em função de sua aplicabilidade. Alteração nas ementas e discursos de contextualização apontam para um direcionamento de formação para o mercado de trabalho. Os dispositivos de planejamento, metodologia e avaliação instrumentalizam a formação docente, estabelecendo uma subjetividade capitalística de identidade docente. Uma microanalítica destes agenciamentos agindo sobre as condições de singularidades inerentes ao projeto da UFABC possibilitará o surgimento de linhas de fuga que permita o surgimento de subjetividades maquínicas docentes, sua função-educador.Thinking the curriculum from a rhizome perspective enables us to build new connections that allow us to get rid of linear relationships constraints and, even if shortly, to produce multiplicities. The rhizomatic transversality marks the recognition of pulverization, multiplicity, differentiation, does not target for artificially integrating knowledge but establishes endless policomprehensions. Interdisciplinarity, flexibility and in service training are statements that cross and nominalize the Science and Technology baccalaureate (BC&T)¿s curriculum from Federal University of ABC (UFABC) whose agencements are in constant becoming: molecular and molar. Understand how the machinic curriculum agencements in which UFABC¿s BC&T is inscribed based on the identification of molarized statements and lines of flight that arise from this proposed curriculum summarizes the main objective of this research. In order to achieve this aim, an archaeological survey of the speeches was conducted out of semi-structured interviews, official documents (educational projects and the university¿s regulations) as well as from notes of observations of a professor¿s teaching practice. The flexibility proposed in BC&T promotes curricula becoming-molar and becoming-molecular: standing in both local and global demands for general education, exempting formal requirements, controlling time, incorporating specialized and hierarchical organizations of content, and displacement from applied to fundamental the characteristics of curricular units. The apprehension of interdisciplinarity, in its attitudinal derivation, as a way to integrate knowledge diverges from the transversal rhizome logic that can be established in the flexible curriculum exercise. Analysis of graphs indicated molarization of curricular units based on their applicability. Change in the course¿s content and contextualization speeches indicate an orientation for labor market training. A microanalysis of such assemblages acting on the peculiarities of conditions inherent to UFABC the project enables the emergence of escape routes that allow the emergence of teacher¿s mechanic subjectivities, their function-educator.Steil, Leonardo JoséFaljoni-Alário, AdelaideBueno Filho, Marco AntonioCarvalho, Alexandre Filordi deXavier, Allan Moreira2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf219 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588&midiaext=71059http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588&midiaext=71060Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77588porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-18T13:28:25Zoai:BDTD:77588Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-08-18T13:28:25Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
title Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
spellingShingle Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
Xavier, Allan Moreira
CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
INTERDISCIPLINARIDADE
EDUCAÇÃO PERMANENTE
CURRICULUM
INTERDISCIPLINARITY
IN SERVICE TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
title_short Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
title_full Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
title_fullStr Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
title_full_unstemmed Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
title_sort Flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação continuada: projeto mol(ecul)ar de formação superior da UFABC
author Xavier, Allan Moreira
author_facet Xavier, Allan Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Steil, Leonardo José
Faljoni-Alário, Adelaide
Bueno Filho, Marco Antonio
Carvalho, Alexandre Filordi de
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Allan Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
INTERDISCIPLINARIDADE
EDUCAÇÃO PERMANENTE
CURRICULUM
INTERDISCIPLINARITY
IN SERVICE TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
topic CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
INTERDISCIPLINARIDADE
EDUCAÇÃO PERMANENTE
CURRICULUM
INTERDISCIPLINARITY
IN SERVICE TRAINING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Leonardo José Steil
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588&midiaext=71059
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77588&midiaext=71060
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77588
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
219 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502096612130816