A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Ercila Pinto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zuliani,Silvia Regina Quijadas Aro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100256
Resumo: Resumo: Este artigo é uma seção do doutorado que procurou compreender o ensino da química nas escolas de Tikuna do Amazonas e as suas reivindicações, a fim de assegurar que este ensino seja intercultural. Para tal, foi realizado um estudo de campo durante seis meses na região do Alto Solimões, Amazonas, sendo observada a rotina dos professores de química com a intenção de compreender a abordagem pedagógica, o planeamento, os seus interesses e desafios. Além disso, os professores nos concederam entrevistas, compartilhando os propósitos e os desafios de tornar intercultural o ensino da química. Os resultados mostram que nas escolas de Tikuna o ensino da química reproduz a passividade, a centralidade do conhecimento nos professores e o ensino livresco. Em entrevista, os povos indígenas compreendem que o ensino da química diferencial e intercultural só terá lugar quando o conhecimento tradicional estiver integrado na escola, de uma forma articulada com o conhecimento global.
id UNESP-22_da183bc196e845058335de0393e12530
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132020000100256
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de QuímicaEducação interculturalEducação científicaEducação escolar indígenaEnsino de químicaResumo: Este artigo é uma seção do doutorado que procurou compreender o ensino da química nas escolas de Tikuna do Amazonas e as suas reivindicações, a fim de assegurar que este ensino seja intercultural. Para tal, foi realizado um estudo de campo durante seis meses na região do Alto Solimões, Amazonas, sendo observada a rotina dos professores de química com a intenção de compreender a abordagem pedagógica, o planeamento, os seus interesses e desafios. Além disso, os professores nos concederam entrevistas, compartilhando os propósitos e os desafios de tornar intercultural o ensino da química. Os resultados mostram que nas escolas de Tikuna o ensino da química reproduz a passividade, a centralidade do conhecimento nos professores e o ensino livresco. Em entrevista, os povos indígenas compreendem que o ensino da química diferencial e intercultural só terá lugar quando o conhecimento tradicional estiver integrado na escola, de uma forma articulada com o conhecimento global.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100256Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200059info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro,Ercila PintoZuliani,Silvia Regina Quijadas Aropor2020-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100256Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:15.321844Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química
title A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química
spellingShingle A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química
Monteiro,Ercila Pinto
Educação intercultural
Educação científica
Educação escolar indígena
Ensino de química
title_short A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química
title_full A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química
title_fullStr A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química
title_full_unstemmed A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química
title_sort A Abordagem Intercultural nas Escolas Indígenas Tikuna do Amazonas: o Ensino de Química
author Monteiro,Ercila Pinto
author_facet Monteiro,Ercila Pinto
Zuliani,Silvia Regina Quijadas Aro
author_role author
author2 Zuliani,Silvia Regina Quijadas Aro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro,Ercila Pinto
Zuliani,Silvia Regina Quijadas Aro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Educação científica
Educação escolar indígena
Ensino de química
topic Educação intercultural
Educação científica
Educação escolar indígena
Ensino de química
description Resumo: Este artigo é uma seção do doutorado que procurou compreender o ensino da química nas escolas de Tikuna do Amazonas e as suas reivindicações, a fim de assegurar que este ensino seja intercultural. Para tal, foi realizado um estudo de campo durante seis meses na região do Alto Solimões, Amazonas, sendo observada a rotina dos professores de química com a intenção de compreender a abordagem pedagógica, o planeamento, os seus interesses e desafios. Além disso, os professores nos concederam entrevistas, compartilhando os propósitos e os desafios de tornar intercultural o ensino da química. Os resultados mostram que nas escolas de Tikuna o ensino da química reproduz a passividade, a centralidade do conhecimento nos professores e o ensino livresco. Em entrevista, os povos indígenas compreendem que o ensino da química diferencial e intercultural só terá lugar quando o conhecimento tradicional estiver integrado na escola, de uma forma articulada com o conhecimento global.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100256
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320200059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958927822848