Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100010 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia. |
id |
UNESP-22_dea97011c285c32260e2c942156b2145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132009000100010 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicasFormação inicial de professores de BiologiaIdentidade profissionalSemiótica peirceanaA presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100010Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000100010info:eu-repo/semantics/openAccessBrando,Fernanda da RochaCaldeira,Ana Maria de Andradepor2009-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000100010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:34.658396Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
spellingShingle |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas Brando,Fernanda da Rocha Formação inicial de professores de Biologia Identidade profissional Semiótica peirceana |
title_short |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title_full |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title_fullStr |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title_full_unstemmed |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title_sort |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
author |
Brando,Fernanda da Rocha |
author_facet |
Brando,Fernanda da Rocha Caldeira,Ana Maria de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira,Ana Maria de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brando,Fernanda da Rocha Caldeira,Ana Maria de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de Biologia Identidade profissional Semiótica peirceana |
topic |
Formação inicial de professores de Biologia Identidade profissional Semiótica peirceana |
description |
A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132009000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955793629184 |