Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brando,Fernanda da Rocha
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Caldeira,Ana Maria de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100010
Resumo: A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.
id UNESP-22_dea97011c285c32260e2c942156b2145
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132009000100010
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicasFormação inicial de professores de BiologiaIdentidade profissionalSemiótica peirceanaA presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100010Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000100010info:eu-repo/semantics/openAccessBrando,Fernanda da RochaCaldeira,Ana Maria de Andradepor2009-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000100010Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:34.658396Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
spellingShingle Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
Brando,Fernanda da Rocha
Formação inicial de professores de Biologia
Identidade profissional
Semiótica peirceana
title_short Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title_full Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title_fullStr Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title_full_unstemmed Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title_sort Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
author Brando,Fernanda da Rocha
author_facet Brando,Fernanda da Rocha
Caldeira,Ana Maria de Andrade
author_role author
author2 Caldeira,Ana Maria de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brando,Fernanda da Rocha
Caldeira,Ana Maria de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores de Biologia
Identidade profissional
Semiótica peirceana
topic Formação inicial de professores de Biologia
Identidade profissional
Semiótica peirceana
description A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132009000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955793629184