Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010 http://hdl.handle.net/11449/8322 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia. |
id |
UNSP_5984d4daf9f4036836e8808faf4b08d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8322 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicasInvestigation on the professional identity in Biological Science Major studentsFormação inicial de professores de BiologiaIdentidade profissionalSemiótica peirceanaInitial formation of Biology teachersProfessional identityPeirce's semioticA presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.The current research presents the professional perspectives of the students majoring in Biological Science in a public university of São Paulo state. The students' perspectives related to that course, have been identified by means of semi structured interviews looking at the identity they have formed as part of how they imagine the ethos of Biology. We have verified that the course which has been surveyed, has contributed little to the construction of identification by the students with the job of Biology or Science teaching. Despite that, the course aims at such a formation of teachers, and it highlights the formation of an image of the scientist-researcher in the basic field areas of Biology.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]2014-05-20T13:26:01Z2014-05-20T13:26:01Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article155-173application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 155-173, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/832210.1590/S1516-73132009000100010S1516-73132009000100010S1516-73132009000100010.pdf9980971361333147SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8322Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas Investigation on the professional identity in Biological Science Major students |
title |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
spellingShingle |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas Brando, Fernanda da Rocha [UNESP] Formação inicial de professores de Biologia Identidade profissional Semiótica peirceana Initial formation of Biology teachers Professional identity Peirce's semiotic |
title_short |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title_full |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title_fullStr |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title_full_unstemmed |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
title_sort |
Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas |
author |
Brando, Fernanda da Rocha [UNESP] |
author_facet |
Brando, Fernanda da Rocha [UNESP] Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brando, Fernanda da Rocha [UNESP] Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores de Biologia Identidade profissional Semiótica peirceana Initial formation of Biology teachers Professional identity Peirce's semiotic |
topic |
Formação inicial de professores de Biologia Identidade profissional Semiótica peirceana Initial formation of Biology teachers Professional identity Peirce's semiotic |
description |
A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 2014-05-20T13:26:01Z 2014-05-20T13:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 155-173, 2009. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/8322 10.1590/S1516-73132009000100010 S1516-73132009000100010 S1516-73132009000100010.pdf 9980971361333147 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010 http://hdl.handle.net/11449/8322 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 155-173, 2009. 1516-7313 10.1590/S1516-73132009000100010 S1516-73132009000100010 S1516-73132009000100010.pdf 9980971361333147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
155-173 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649813719285760 |