Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010
http://hdl.handle.net/11449/8322
Resumo: A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.
id UNSP_5984d4daf9f4036836e8808faf4b08d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8322
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicasInvestigation on the professional identity in Biological Science Major studentsFormação inicial de professores de BiologiaIdentidade profissionalSemiótica peirceanaInitial formation of Biology teachersProfessional identityPeirce's semioticA presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.The current research presents the professional perspectives of the students majoring in Biological Science in a public university of São Paulo state. The students' perspectives related to that course, have been identified by means of semi structured interviews looking at the identity they have formed as part of how they imagine the ethos of Biology. We have verified that the course which has been surveyed, has contributed little to the construction of identification by the students with the job of Biology or Science teaching. Despite that, the course aims at such a formation of teachers, and it highlights the formation of an image of the scientist-researcher in the basic field areas of Biology.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]2014-05-20T13:26:01Z2014-05-20T13:26:01Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article155-173application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 155-173, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/832210.1590/S1516-73132009000100010S1516-73132009000100010S1516-73132009000100010.pdf9980971361333147SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8322Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
Investigation on the professional identity in Biological Science Major students
title Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
spellingShingle Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
Formação inicial de professores de Biologia
Identidade profissional
Semiótica peirceana
Initial formation of Biology teachers
Professional identity
Peirce's semiotic
title_short Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title_full Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title_fullStr Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title_full_unstemmed Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
title_sort Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas
author Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
author_facet Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
author_role author
author2 Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brando, Fernanda da Rocha [UNESP]
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores de Biologia
Identidade profissional
Semiótica peirceana
Initial formation of Biology teachers
Professional identity
Peirce's semiotic
topic Formação inicial de professores de Biologia
Identidade profissional
Semiótica peirceana
Initial formation of Biology teachers
Professional identity
Peirce's semiotic
description A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T13:26:01Z
2014-05-20T13:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 155-173, 2009.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/8322
10.1590/S1516-73132009000100010
S1516-73132009000100010
S1516-73132009000100010.pdf
9980971361333147
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010
http://hdl.handle.net/11449/8322
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 155-173, 2009.
1516-7313
10.1590/S1516-73132009000100010
S1516-73132009000100010
S1516-73132009000100010.pdf
9980971361333147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155-173
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649813719285760