Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100208 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento realizada nas séries iniciais cujo propósito é analisar o desempenho dos estudantes quanto às habilidades e atitudes desenvolvidas durante o estudo do conceito de calor e seus efeitos para produzir mudanças de estados nas substâncias. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo-explicativo, adotando como procedimento o estudo de caso. Foram coletados dados sobre habilidades e conhecimentos científicos desenvolvidos pelos estudantes do terceiro ano, nas diferentes etapas da Metodologia da Indagação utilizada, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Crítica Significativa. Os resultados mostram evidências de que as atividades dessa metodologia possibilitam maior motivação e interesse para o estudo da ciência, expansão do vocabulário científico da criança, aquisição de novos conceitos, além de favorecer as possibilidades de interação social, o uso de questionamento e a compreensão de alguns procedimentos necessários em pesquisa científica. |
id |
UNESP-22_df4ffb23e9ba297b15d712419204a727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132020000100208 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries IniciaisEnsino de físicaCalorEnsino das séries iniciaisAprendizagem significativa críticaMetodologia da indagaçãoResumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento realizada nas séries iniciais cujo propósito é analisar o desempenho dos estudantes quanto às habilidades e atitudes desenvolvidas durante o estudo do conceito de calor e seus efeitos para produzir mudanças de estados nas substâncias. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo-explicativo, adotando como procedimento o estudo de caso. Foram coletados dados sobre habilidades e conhecimentos científicos desenvolvidos pelos estudantes do terceiro ano, nas diferentes etapas da Metodologia da Indagação utilizada, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Crítica Significativa. Os resultados mostram evidências de que as atividades dessa metodologia possibilitam maior motivação e interesse para o estudo da ciência, expansão do vocabulário científico da criança, aquisição de novos conceitos, além de favorecer as possibilidades de interação social, o uso de questionamento e a compreensão de alguns procedimentos necessários em pesquisa científica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100208Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200009info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Arthur Philipe CândidoVillagrá,Jesus Angel MenesesGreca,Ileana Maríapor2020-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100208Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:12.308966Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais |
title |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais |
spellingShingle |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais Magalhães,Arthur Philipe Cândido Ensino de física Calor Ensino das séries iniciais Aprendizagem significativa crítica Metodologia da indagação |
title_short |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais |
title_full |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais |
title_fullStr |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais |
title_full_unstemmed |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais |
title_sort |
Análise das Habilidades e Atitudes na Aprendizagem Significativa Crítica de Fenômenos Físicos no Contexto das Séries Iniciais |
author |
Magalhães,Arthur Philipe Cândido |
author_facet |
Magalhães,Arthur Philipe Cândido Villagrá,Jesus Angel Meneses Greca,Ileana María |
author_role |
author |
author2 |
Villagrá,Jesus Angel Meneses Greca,Ileana María |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães,Arthur Philipe Cândido Villagrá,Jesus Angel Meneses Greca,Ileana María |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Calor Ensino das séries iniciais Aprendizagem significativa crítica Metodologia da indagação |
topic |
Ensino de física Calor Ensino das séries iniciais Aprendizagem significativa crítica Metodologia da indagação |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento realizada nas séries iniciais cujo propósito é analisar o desempenho dos estudantes quanto às habilidades e atitudes desenvolvidas durante o estudo do conceito de calor e seus efeitos para produzir mudanças de estados nas substâncias. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo-explicativo, adotando como procedimento o estudo de caso. Foram coletados dados sobre habilidades e conhecimentos científicos desenvolvidos pelos estudantes do terceiro ano, nas diferentes etapas da Metodologia da Indagação utilizada, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Crítica Significativa. Os resultados mostram evidências de que as atividades dessa metodologia possibilitam maior motivação e interesse para o estudo da ciência, expansão do vocabulário científico da criança, aquisição de novos conceitos, além de favorecer as possibilidades de interação social, o uso de questionamento e a compreensão de alguns procedimentos necessários em pesquisa científica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100208 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958558724096 |