Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado,Henrique Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Petrucci-Rosa,Maria Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200523
Resumo: Resumo: A presente pesquisa focaliza o processo de reestruturação dos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorrido entre 2001 e 2005, buscando compreender como a noção de interdisciplinaridade presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores se modifica no caminho entre políticas curriculares e histórias de vida. Foram entrevistados cinco professores que participaram de tais processos, sendo quatro deles do Instituto de Física e uma da Faculdade de Educação. A partir dessas entrevistas foram produzidas mônadas, fragmentos de histórias que representam narrativas de história de vida, e que foram justapostas às narrativas sistêmicas, próprias da esfera política governamental, a fim de dar visibilidade à refração da política na prática. Como resultado da pesquisa, em contexto analítico, identificamos quatro episódios de refração: a formação equivalente, a demanda pela interdisciplinaridade, o trabalho em áreas de conhecimento, e as condições para transformar o currículo.
id UNESP-22_e2fe58fb37644151214e5e5e71449f94
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000200523
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricularFormação de professoresCurso de licenciaturaCurso de físicaCurrículoInterdisciplinaridadeResumo: A presente pesquisa focaliza o processo de reestruturação dos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorrido entre 2001 e 2005, buscando compreender como a noção de interdisciplinaridade presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores se modifica no caminho entre políticas curriculares e histórias de vida. Foram entrevistados cinco professores que participaram de tais processos, sendo quatro deles do Instituto de Física e uma da Faculdade de Educação. A partir dessas entrevistas foram produzidas mônadas, fragmentos de histórias que representam narrativas de história de vida, e que foram justapostas às narrativas sistêmicas, próprias da esfera política governamental, a fim de dar visibilidade à refração da política na prática. Como resultado da pesquisa, em contexto analítico, identificamos quatro episódios de refração: a formação equivalente, a demanda pela interdisciplinaridade, o trabalho em áreas de conhecimento, e as condições para transformar o currículo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200523Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.2 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190020015info:eu-repo/semantics/openAccessCalado,Henrique CarvalhoPetrucci-Rosa,Maria Inêspor2019-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000200523Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:09.771163Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
title Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
spellingShingle Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
Calado,Henrique Carvalho
Formação de professores
Curso de licenciatura
Curso de física
Currículo
Interdisciplinaridade
title_short Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
title_full Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
title_fullStr Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
title_full_unstemmed Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
title_sort Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
author Calado,Henrique Carvalho
author_facet Calado,Henrique Carvalho
Petrucci-Rosa,Maria Inês
author_role author
author2 Petrucci-Rosa,Maria Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado,Henrique Carvalho
Petrucci-Rosa,Maria Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Curso de licenciatura
Curso de física
Currículo
Interdisciplinaridade
topic Formação de professores
Curso de licenciatura
Curso de física
Currículo
Interdisciplinaridade
description Resumo: A presente pesquisa focaliza o processo de reestruturação dos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorrido entre 2001 e 2005, buscando compreender como a noção de interdisciplinaridade presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores se modifica no caminho entre políticas curriculares e histórias de vida. Foram entrevistados cinco professores que participaram de tais processos, sendo quatro deles do Instituto de Física e uma da Faculdade de Educação. A partir dessas entrevistas foram produzidas mônadas, fragmentos de histórias que representam narrativas de história de vida, e que foram justapostas às narrativas sistêmicas, próprias da esfera política governamental, a fim de dar visibilidade à refração da política na prática. Como resultado da pesquisa, em contexto analítico, identificamos quatro episódios de refração: a formação equivalente, a demanda pela interdisciplinaridade, o trabalho em áreas de conhecimento, e as condições para transformar o currículo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200523
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190020015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.2 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958495809536