Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães,Heloísa Helena Silva Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Porte,Luciana Helena Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100131
Resumo: Resumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer a percepção sobre educação alimentar e nutricional dos educadores da educação infantil do município de Água Boa, Minas Gerais, a partir de uma abordagem qualitativa, embasada na Teoria das representações sociais. Todos os educadores são do sexo feminino e 86% possuem ensino superior completo. Estes consideram a educação alimentar e nutricional (EAN) importante para a promoção de hábitos alimentares saudáveis das crianças. Seus saberes sobre EAN estão pautados nos aspectos biológicos da alimentação, enquanto os aspectos culturais, sociais e psicológicos da alimentação não são reconhecidos pelos educadores. Conclui-se ser necessário realizar atividades pedagógicas e educativas com este grupo a respeito da existência das demais dimensões da EAN, com valorização da cultura alimentar e do sistema de produção de alimentos locais. É preciso incentivo para participação destes educadores no colegiado escolar, bem como para trabalhar a temática da EAN de forma transversal.
id UNESP-22_e50f10e1afe2f42354f1a7e53951f5d2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000100131
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricionalEducação alimentarEducação infantilRepresentação socialHábitos alimentaresResumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer a percepção sobre educação alimentar e nutricional dos educadores da educação infantil do município de Água Boa, Minas Gerais, a partir de uma abordagem qualitativa, embasada na Teoria das representações sociais. Todos os educadores são do sexo feminino e 86% possuem ensino superior completo. Estes consideram a educação alimentar e nutricional (EAN) importante para a promoção de hábitos alimentares saudáveis das crianças. Seus saberes sobre EAN estão pautados nos aspectos biológicos da alimentação, enquanto os aspectos culturais, sociais e psicológicos da alimentação não são reconhecidos pelos educadores. Conclui-se ser necessário realizar atividades pedagógicas e educativas com este grupo a respeito da existência das demais dimensões da EAN, com valorização da cultura alimentar e do sistema de produção de alimentos locais. É preciso incentivo para participação destes educadores no colegiado escolar, bem como para trabalhar a temática da EAN de forma transversal.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100131Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190010009info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Heloísa Helena Silva RochaPorte,Luciana Helena Maiapor2019-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000100131Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:08.451740Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional
title Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional
spellingShingle Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional
Magalhães,Heloísa Helena Silva Rocha
Educação alimentar
Educação infantil
Representação social
Hábitos alimentares
title_short Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional
title_full Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional
title_fullStr Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional
title_full_unstemmed Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional
title_sort Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional
author Magalhães,Heloísa Helena Silva Rocha
author_facet Magalhães,Heloísa Helena Silva Rocha
Porte,Luciana Helena Maia
author_role author
author2 Porte,Luciana Helena Maia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães,Heloísa Helena Silva Rocha
Porte,Luciana Helena Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar
Educação infantil
Representação social
Hábitos alimentares
topic Educação alimentar
Educação infantil
Representação social
Hábitos alimentares
description Resumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer a percepção sobre educação alimentar e nutricional dos educadores da educação infantil do município de Água Boa, Minas Gerais, a partir de uma abordagem qualitativa, embasada na Teoria das representações sociais. Todos os educadores são do sexo feminino e 86% possuem ensino superior completo. Estes consideram a educação alimentar e nutricional (EAN) importante para a promoção de hábitos alimentares saudáveis das crianças. Seus saberes sobre EAN estão pautados nos aspectos biológicos da alimentação, enquanto os aspectos culturais, sociais e psicológicos da alimentação não são reconhecidos pelos educadores. Conclui-se ser necessário realizar atividades pedagógicas e educativas com este grupo a respeito da existência das demais dimensões da EAN, com valorização da cultura alimentar e do sistema de produção de alimentos locais. É preciso incentivo para participação destes educadores no colegiado escolar, bem como para trabalhar a temática da EAN de forma transversal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100131
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190010009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.1 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958463303680