Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werlang,Jair
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira,Patrícia Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100215
Resumo: Resumo Este artigo se constrói pelas leituras sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na educação, ideias freireanas, currículo e Educação do Campo. Como principal objetivo, intentamos mostrar confluências e aproximações entre esses temas e suas contribuições às práticas pedagógicas na Educação do Campo. Além dessas leituras, pesquisamos no Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com objetivo de localizar a presença associada dos temas em trabalhos acadêmicos, destacando contextos, sujeitos e especificidades. Percebemos aspectos convergentes entre os temas e potencial de contribuição para uma educação que valorize a crítica, a autonomia e a participação social. Tais resultados apontam ainda que, embora isoladamente, ideias associadas à Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e currículo sejam objetos de estudo em muitos trabalhos, conjugadas, entretanto, mesmo com articulações potentes, encontram-se em poucas pesquisas.
id UNESP-22_e9badbfe5ab08c037e52174f29e0f967
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100215
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximaçõesEducação do campoCTSPaulo FreireCurrículoPesquisa acadêmicaResumo Este artigo se constrói pelas leituras sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na educação, ideias freireanas, currículo e Educação do Campo. Como principal objetivo, intentamos mostrar confluências e aproximações entre esses temas e suas contribuições às práticas pedagógicas na Educação do Campo. Além dessas leituras, pesquisamos no Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com objetivo de localizar a presença associada dos temas em trabalhos acadêmicos, destacando contextos, sujeitos e especificidades. Percebemos aspectos convergentes entre os temas e potencial de contribuição para uma educação que valorize a crítica, a autonomia e a participação social. Tais resultados apontam ainda que, embora isoladamente, ideias associadas à Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e currículo sejam objetos de estudo em muitos trabalhos, conjugadas, entretanto, mesmo com articulações potentes, encontram-se em poucas pesquisas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100215Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210016info:eu-repo/semantics/openAccessWerlang,JairPereira,Patrícia Barbosapor2021-04-28T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100215Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:17.242450Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações
title Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações
spellingShingle Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações
Werlang,Jair
Educação do campo
CTS
Paulo Freire
Currículo
Pesquisa acadêmica
title_short Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações
title_full Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações
title_fullStr Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações
title_full_unstemmed Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações
title_sort Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações
author Werlang,Jair
author_facet Werlang,Jair
Pereira,Patrícia Barbosa
author_role author
author2 Pereira,Patrícia Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werlang,Jair
Pereira,Patrícia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
CTS
Paulo Freire
Currículo
Pesquisa acadêmica
topic Educação do campo
CTS
Paulo Freire
Currículo
Pesquisa acadêmica
description Resumo Este artigo se constrói pelas leituras sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na educação, ideias freireanas, currículo e Educação do Campo. Como principal objetivo, intentamos mostrar confluências e aproximações entre esses temas e suas contribuições às práticas pedagógicas na Educação do Campo. Além dessas leituras, pesquisamos no Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com objetivo de localizar a presença associada dos temas em trabalhos acadêmicos, destacando contextos, sujeitos e especificidades. Percebemos aspectos convergentes entre os temas e potencial de contribuição para uma educação que valorize a crítica, a autonomia e a participação social. Tais resultados apontam ainda que, embora isoladamente, ideias associadas à Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e currículo sejam objetos de estudo em muitos trabalhos, conjugadas, entretanto, mesmo com articulações potentes, encontram-se em poucas pesquisas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100215
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958982348800