As implicações da perspectiva Freire-CTS na constituição do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devantier, Victória da Rosa Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271494
Resumo: É fundamental considerar que ao tratar das interconexões entre as perspectivas de Paulo Freire e do movimento CTS, estamos lidando com um campo que possui diferentes abordagens relacionadas ao conhecível e ao cognoscente. Portanto, o referencial adotado neste trabalho se concentra na formação do sujeito que participa de uma proposta educacional fundamentada nos pressupostos de Freire e CTS. O objetivo principal é observar as manifestações dos sujeitos e seu processo de conscientização. Para compor esta tese, foram desenvolvidos três estudos com o propósito de aprofundar as relações entre o sujeito e o objeto. Utilizando a Análise Textual Discursiva, foi analisado o conhecimento adquirido pelos sujeitos presentes no corpus, para identificar se suas percepções são fruto de correlações reais, reflexões ou críticas à realidade. Além disso, buscou-se entender se esse conhecimento resulta em transformação social, alterando a relação do sujeito com a sociedade. Nos dois primeiros estudos, foram explorados os pontos de vista dos educadores e educandos, respectivamente, evidenciando as características associadas à consciência e como a relação entre o conhecível e o cognoscente influencia no processo de constituição do sujeito. No terceiro estudo, buscou-se demarcar e associar a conscientização e a consciência crítica, identificando sua relação com o desenvolvimento da práxis em um contexto educacional baseado na perspectiva Freire-CTS. Por fim, deseja-se integrar as considerações e tópicos abordados nas conclusões, para indicar um novo horizonte na pesquisa voltada ao estudo da perspectiva Freire-CTS no âmbito do ensino de ciências.
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spelling Devantier, Victória da Rosa LopesRoso, Caetano Castro2024-02-06T04:30:37Z2023http://hdl.handle.net/10183/271494001194035É fundamental considerar que ao tratar das interconexões entre as perspectivas de Paulo Freire e do movimento CTS, estamos lidando com um campo que possui diferentes abordagens relacionadas ao conhecível e ao cognoscente. Portanto, o referencial adotado neste trabalho se concentra na formação do sujeito que participa de uma proposta educacional fundamentada nos pressupostos de Freire e CTS. O objetivo principal é observar as manifestações dos sujeitos e seu processo de conscientização. Para compor esta tese, foram desenvolvidos três estudos com o propósito de aprofundar as relações entre o sujeito e o objeto. Utilizando a Análise Textual Discursiva, foi analisado o conhecimento adquirido pelos sujeitos presentes no corpus, para identificar se suas percepções são fruto de correlações reais, reflexões ou críticas à realidade. Além disso, buscou-se entender se esse conhecimento resulta em transformação social, alterando a relação do sujeito com a sociedade. Nos dois primeiros estudos, foram explorados os pontos de vista dos educadores e educandos, respectivamente, evidenciando as características associadas à consciência e como a relação entre o conhecível e o cognoscente influencia no processo de constituição do sujeito. No terceiro estudo, buscou-se demarcar e associar a conscientização e a consciência crítica, identificando sua relação com o desenvolvimento da práxis em um contexto educacional baseado na perspectiva Freire-CTS. Por fim, deseja-se integrar as considerações e tópicos abordados nas conclusões, para indicar um novo horizonte na pesquisa voltada ao estudo da perspectiva Freire-CTS no âmbito do ensino de ciências.It is essential to consider that when dealing with the interconnections between the perspectives of Paulo Freire and the CTS movement, we are entering a field that embraces different approaches concerning what is knowable and the one who knows. Therefore, the framework adopted in this work centers on the development of the individuals participating in an educational program based on Freire's and CTS principles. The primary goal is to observe the expressions of these individuals and their process of awareness. To construct this thesis, three studies were conducted with the purpose of delving into the relationship between the individual and the subject matter. Through Textual Discourse Analysis, we examined the knowledge acquired by the participants in the study to ascertain whether their perceptions stemmed from real connections, reflections, or critiques of reality. Moreover, we aimed to understand whether this knowledge leads to social transformation, altering the individual's interaction with society. In the initial two studies, we explored the perspectives of educators and students, respectively, emphasizing the qualities linked to consciousness and how the interplay between what can be known and the one who knows influences the formation of the individual. In the third study, our objective was to delineate and connect conscientization and critical consciousness, identifying their correlation with the development of praxis within an educational context rooted in the Freire-CTS perspective. In conclusion, we aspire to consolidate the insights and themes explored to point towards new horizons in research aimed at investigating the Freire-CTS perspective in the domain of science education.application/pdfporCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Constituição do sujeitoFreire, Paulo, 1921-1997Freire-STSSubjectAwarenessConscienceAs implicações da perspectiva Freire-CTS na constituição do sujeitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194035.pdf.txt001194035.pdf.txtExtracted Texttext/plain464184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271494/2/001194035.pdf.txt5c516cfb769aad22f1ecee51d9ead2e2MD52ORIGINAL001194035.pdfTexto completoapplication/pdf1870448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271494/1/001194035.pdfef5da57d5028fa4d99c23de50caef5beMD5110183/2714942024-02-07 05:59:35.217444oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271494Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T07:59:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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