Proposta de Análise Praxeológica de Noções de Química em Documentos Oficiais e Livros Didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Kleyfton Soares da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca,Laerte Silva da, Silva,Luciano Pontes da, Carvalho,Edmo Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100211
Resumo: Resumo: Este artigo traz a aplicação da Teoria Antropológica do Didático (TAD) na análise praxeológica da noção de Geometria Molecular (GM). O objetivo principal foi analisar a possibilidade de existência de relações praxeológicas que reforcem a necessidade da articulação entre objetos ostensivos e não ostensivos durante o ensino de GM. Esses objetos são compreendidos pela TAD, que toma como pressuposto a necessidade de tarefas que requisitam técnicas, tecnologias e teorias para colocarem o aluno em atividade matemática. No âmbito institucional analisaram-se documentos oficiais, e dois livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) também foram analisados quanto à existência de praxeologias. Diante dessas condições conclui-se que, no caso dos documentos oficiais, a noção de GM não está alicerçada em praxeologias. No entanto, quanto aos livros didáticos, verificou-se ser possível haver praxeologias que permitam colocar o aluno em atividade.
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