Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Ailton Barcelos da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Picharillo,Alessandra Daniele Messali, Elias,Nassim Chamel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100255
Resumo: Resumo: O conhecimento matemático é considerado fundamental para qualquer pessoa ter uma vida independente, sendo considerada uma disciplina de grande dificuldade de aprendizado, tanto por pessoas com desenvolvimento típico quanto por aquelas com deficiência intelectual. O presente estudo avaliou as habilidades matemáticas em 11 crianças com síndrome de Down (SD) e dez com desenvolvimento típico, com idade entre seis e dez anos, nos aspectos discretos e contínuos. Foi desenvolvido, em forma de protocolo, um procedimento de levantamento de habilidades matemáticas básicas, o qual foi aplicado, após sua criação, em forma de teste. Os resultados indicam o desempenho mais baixo dos participantes com SD em comparação com aqueles com desenvolvimento típico. Tal desempenho mais baixo pode estar ligado às dificuldades nas habilidades que requeiram atenção, memória, raciocínio e abstração, fundamentais para o aprendizado acadêmico em geral.
id UNESP-22_f76e61293b9d0d2ad45626e98d5bedba
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000100255
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típicoDeficiência intelectualHabilidadesEducação matemáticaEducação InfantilEducação especialSíndrome de DownResumo: O conhecimento matemático é considerado fundamental para qualquer pessoa ter uma vida independente, sendo considerada uma disciplina de grande dificuldade de aprendizado, tanto por pessoas com desenvolvimento típico quanto por aquelas com deficiência intelectual. O presente estudo avaliou as habilidades matemáticas em 11 crianças com síndrome de Down (SD) e dez com desenvolvimento típico, com idade entre seis e dez anos, nos aspectos discretos e contínuos. Foi desenvolvido, em forma de protocolo, um procedimento de levantamento de habilidades matemáticas básicas, o qual foi aplicado, após sua criação, em forma de teste. Os resultados indicam o desempenho mais baixo dos participantes com SD em comparação com aqueles com desenvolvimento típico. Tal desempenho mais baixo pode estar ligado às dificuldades nas habilidades que requeiram atenção, memória, raciocínio e abstração, fundamentais para o aprendizado acadêmico em geral.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100255Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.1 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170010015info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Ailton Barcelos daPicharillo,Alessandra Daniele MessaliElias,Nassim Chamelpor2017-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000100255Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:01.759199Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico
title Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico
spellingShingle Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico
Costa,Ailton Barcelos da
Deficiência intelectual
Habilidades
Educação matemática
Educação Infantil
Educação especial
Síndrome de Down
title_short Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico
title_full Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico
title_fullStr Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico
title_full_unstemmed Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico
title_sort Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico
author Costa,Ailton Barcelos da
author_facet Costa,Ailton Barcelos da
Picharillo,Alessandra Daniele Messali
Elias,Nassim Chamel
author_role author
author2 Picharillo,Alessandra Daniele Messali
Elias,Nassim Chamel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Ailton Barcelos da
Picharillo,Alessandra Daniele Messali
Elias,Nassim Chamel
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Habilidades
Educação matemática
Educação Infantil
Educação especial
Síndrome de Down
topic Deficiência intelectual
Habilidades
Educação matemática
Educação Infantil
Educação especial
Síndrome de Down
description Resumo: O conhecimento matemático é considerado fundamental para qualquer pessoa ter uma vida independente, sendo considerada uma disciplina de grande dificuldade de aprendizado, tanto por pessoas com desenvolvimento típico quanto por aquelas com deficiência intelectual. O presente estudo avaliou as habilidades matemáticas em 11 crianças com síndrome de Down (SD) e dez com desenvolvimento típico, com idade entre seis e dez anos, nos aspectos discretos e contínuos. Foi desenvolvido, em forma de protocolo, um procedimento de levantamento de habilidades matemáticas básicas, o qual foi aplicado, após sua criação, em forma de teste. Os resultados indicam o desempenho mais baixo dos participantes com SD em comparação com aqueles com desenvolvimento típico. Tal desempenho mais baixo pode estar ligado às dificuldades nas habilidades que requeiram atenção, memória, raciocínio e abstração, fundamentais para o aprendizado acadêmico em geral.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100255
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170010015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.1 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957906509824