Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Rosemeire Aparecida Nunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira,Fernando Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300759
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção didática, realizada por uma professora de física, envolvendo os conceitos de tempo e espaço para alunos indígenas de uma aldeia em Mato Grosso do Sul. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O corpus de análise é formado por dois conjuntos de dados: pré-teste envolvendo a noção de espaço e tempo dos alunos indígenas, e uma atividade sobre estratégias de medição de tempo e espaço. A coleta de dados foi feita durante as aulas de física para uma turma de 13 alunos, com idades variando entre 18 e 29 anos. Foi possível observar que medições de espaço e tempo através de estratégias tradicionais ainda estão presentes, apesar de muitos indígenas não valorizarem estes conhecimentos. Todo conhecimento tradicional que possa ser trazido para reflexão na escola, junto com o conhecimento científico, contribui para uma compreensão ampliada e ressignificada desses conhecimentos para os alunos indígenas.
id UNESP-22_f9cbc3048c9525884aa4b7863c8631f2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000300759
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempoEducação indígenaEnsino de físicaConhecimento tradicional indígenaResumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção didática, realizada por uma professora de física, envolvendo os conceitos de tempo e espaço para alunos indígenas de uma aldeia em Mato Grosso do Sul. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O corpus de análise é formado por dois conjuntos de dados: pré-teste envolvendo a noção de espaço e tempo dos alunos indígenas, e uma atividade sobre estratégias de medição de tempo e espaço. A coleta de dados foi feita durante as aulas de física para uma turma de 13 alunos, com idades variando entre 18 e 29 anos. Foi possível observar que medições de espaço e tempo através de estratégias tradicionais ainda estão presentes, apesar de muitos indígenas não valorizarem estes conhecimentos. Todo conhecimento tradicional que possa ser trazido para reflexão na escola, junto com o conhecimento científico, contribui para uma compreensão ampliada e ressignificada desses conhecimentos para os alunos indígenas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300759Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170030014info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Rosemeire Aparecida NunesFerreira,Fernando Cesarpor2017-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000300759Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.480955Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo
title Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo
spellingShingle Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo
Oliveira,Rosemeire Aparecida Nunes
Educação indígena
Ensino de física
Conhecimento tradicional indígena
title_short Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo
title_full Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo
title_fullStr Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo
title_full_unstemmed Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo
title_sort Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo
author Oliveira,Rosemeire Aparecida Nunes
author_facet Oliveira,Rosemeire Aparecida Nunes
Ferreira,Fernando Cesar
author_role author
author2 Ferreira,Fernando Cesar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Rosemeire Aparecida Nunes
Ferreira,Fernando Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
Ensino de física
Conhecimento tradicional indígena
topic Educação indígena
Ensino de física
Conhecimento tradicional indígena
description Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção didática, realizada por uma professora de física, envolvendo os conceitos de tempo e espaço para alunos indígenas de uma aldeia em Mato Grosso do Sul. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O corpus de análise é formado por dois conjuntos de dados: pré-teste envolvendo a noção de espaço e tempo dos alunos indígenas, e uma atividade sobre estratégias de medição de tempo e espaço. A coleta de dados foi feita durante as aulas de física para uma turma de 13 alunos, com idades variando entre 18 e 29 anos. Foi possível observar que medições de espaço e tempo através de estratégias tradicionais ainda estão presentes, apesar de muitos indígenas não valorizarem estes conhecimentos. Todo conhecimento tradicional que possa ser trazido para reflexão na escola, junto com o conhecimento científico, contribui para uma compreensão ampliada e ressignificada desses conhecimentos para os alunos indígenas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300759
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170030014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957952647168