A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wartha,Edson José
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rezende,Daisy de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100004
Resumo: Este trabalho procura aproximar as Ciências Cognitivas da Semiótica de Peirce na tentativa de compreender as dificuldades apresentadas por estudantes na apropriação de processos de representação envolvidos na aprendizagem de conceitos relacionados à Química Orgânica. Busca-se, a partir do acompanhamento de disciplinas de Química Orgânica em cursos de graduação, identificar e interpretar processos cognitivos que envolvem percepção, interpretação e construção de representações estruturais a partir da semiótica de Peirce. Os resultados indicam que dificuldades de ensino e de aprendizagem em Química Orgânica não são devidas apenas a aspectos conceituais, mas, também, têm forte relação com os aspectos representacionais.
id UNESP-22_fb4c6ad59c01cf94e0f269887485c48d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000100004
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica PeirceanaEnsino de químicaSemióticaQuímica orgânicaRepresentação do conhecimentoLinguagemEste trabalho procura aproximar as Ciências Cognitivas da Semiótica de Peirce na tentativa de compreender as dificuldades apresentadas por estudantes na apropriação de processos de representação envolvidos na aprendizagem de conceitos relacionados à Química Orgânica. Busca-se, a partir do acompanhamento de disciplinas de Química Orgânica em cursos de graduação, identificar e interpretar processos cognitivos que envolvem percepção, interpretação e construção de representações estruturais a partir da semiótica de Peirce. Os resultados indicam que dificuldades de ensino e de aprendizagem em Química Orgânica não são devidas apenas a aspectos conceituais, mas, também, têm forte relação com os aspectos representacionais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100004Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.1 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150010004info:eu-repo/semantics/openAccessWartha,Edson JoséRezende,Daisy de Britopor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000100004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:54.055683Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana
title A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana
spellingShingle A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana
Wartha,Edson José
Ensino de química
Semiótica
Química orgânica
Representação do conhecimento
Linguagem
title_short A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana
title_full A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana
title_fullStr A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana
title_full_unstemmed A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana
title_sort A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana
author Wartha,Edson José
author_facet Wartha,Edson José
Rezende,Daisy de Brito
author_role author
author2 Rezende,Daisy de Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wartha,Edson José
Rezende,Daisy de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Semiótica
Química orgânica
Representação do conhecimento
Linguagem
topic Ensino de química
Semiótica
Química orgânica
Representação do conhecimento
Linguagem
description Este trabalho procura aproximar as Ciências Cognitivas da Semiótica de Peirce na tentativa de compreender as dificuldades apresentadas por estudantes na apropriação de processos de representação envolvidos na aprendizagem de conceitos relacionados à Química Orgânica. Busca-se, a partir do acompanhamento de disciplinas de Química Orgânica em cursos de graduação, identificar e interpretar processos cognitivos que envolvem percepção, interpretação e construção de representações estruturais a partir da semiótica de Peirce. Os resultados indicam que dificuldades de ensino e de aprendizagem em Química Orgânica não são devidas apenas a aspectos conceituais, mas, também, têm forte relação com os aspectos representacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150010004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.1 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957222838272