A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Razera,Júlio César Castilho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300561
Resumo: Resumo: A formação de professores aparece em discussões frequentes na área de Educação em Ciências. Encontramos trabalhos diversos em eventos, livros e periódicos, que corroboram a amplitude e relevância desse tema na área. No entanto, ainda há uma lacuna que poderia expor indicadores contributivos e complementares sobre o atual estado de conhecimento dos trabalhos que trazem o assunto em suas abordagens. Com o propósito de preencher parte dessa lacuna, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi traçar um perfil cienciométrico dos artigos sobre formação de professores publicados na revista Ciência & Educação. De 579 artigos publicados no período de 1998 a 2014, analisamos 345 artigos com descritores referentes à formação de professores. Dirigimos atenção especial a indicadores de autoria, produção, conteúdo e bibliografia. O conjunto de resultados expõe um panorama quantitativo que amplia nossos conhecimentos sobre esse campo de estudos na área brasileira de Educação em Ciências.
id UNESP-22_fb5f6f3db14b3a43b3d5eb198cc24c23
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000300561
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométricaRevista científicaFormação de professoresBibliometriaEducação em CiênciasResumo: A formação de professores aparece em discussões frequentes na área de Educação em Ciências. Encontramos trabalhos diversos em eventos, livros e periódicos, que corroboram a amplitude e relevância desse tema na área. No entanto, ainda há uma lacuna que poderia expor indicadores contributivos e complementares sobre o atual estado de conhecimento dos trabalhos que trazem o assunto em suas abordagens. Com o propósito de preencher parte dessa lacuna, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi traçar um perfil cienciométrico dos artigos sobre formação de professores publicados na revista Ciência & Educação. De 579 artigos publicados no período de 1998 a 2014, analisamos 345 artigos com descritores referentes à formação de professores. Dirigimos atenção especial a indicadores de autoria, produção, conteúdo e bibliografia. O conjunto de resultados expõe um panorama quantitativo que amplia nossos conhecimentos sobre esse campo de estudos na área brasileira de Educação em Ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300561Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030002info:eu-repo/semantics/openAccessRazera,Júlio César Castilhopor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300561Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.252722Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
title A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
spellingShingle A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
Razera,Júlio César Castilho
Revista científica
Formação de professores
Bibliometria
Educação em Ciências
title_short A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
title_full A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
title_fullStr A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
title_full_unstemmed A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
title_sort A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
author Razera,Júlio César Castilho
author_facet Razera,Júlio César Castilho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Razera,Júlio César Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Revista científica
Formação de professores
Bibliometria
Educação em Ciências
topic Revista científica
Formação de professores
Bibliometria
Educação em Ciências
description Resumo: A formação de professores aparece em discussões frequentes na área de Educação em Ciências. Encontramos trabalhos diversos em eventos, livros e periódicos, que corroboram a amplitude e relevância desse tema na área. No entanto, ainda há uma lacuna que poderia expor indicadores contributivos e complementares sobre o atual estado de conhecimento dos trabalhos que trazem o assunto em suas abordagens. Com o propósito de preencher parte dessa lacuna, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi traçar um perfil cienciométrico dos artigos sobre formação de professores publicados na revista Ciência & Educação. De 579 artigos publicados no período de 1998 a 2014, analisamos 345 artigos com descritores referentes à formação de professores. Dirigimos atenção especial a indicadores de autoria, produção, conteúdo e bibliografia. O conjunto de resultados expõe um panorama quantitativo que amplia nossos conhecimentos sobre esse campo de estudos na área brasileira de Educação em Ciências.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300561
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160030002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957588791296