A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300561 |
Resumo: | Resumo: A formação de professores aparece em discussões frequentes na área de Educação em Ciências. Encontramos trabalhos diversos em eventos, livros e periódicos, que corroboram a amplitude e relevância desse tema na área. No entanto, ainda há uma lacuna que poderia expor indicadores contributivos e complementares sobre o atual estado de conhecimento dos trabalhos que trazem o assunto em suas abordagens. Com o propósito de preencher parte dessa lacuna, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi traçar um perfil cienciométrico dos artigos sobre formação de professores publicados na revista Ciência & Educação. De 579 artigos publicados no período de 1998 a 2014, analisamos 345 artigos com descritores referentes à formação de professores. Dirigimos atenção especial a indicadores de autoria, produção, conteúdo e bibliografia. O conjunto de resultados expõe um panorama quantitativo que amplia nossos conhecimentos sobre esse campo de estudos na área brasileira de Educação em Ciências. |
id |
UNESP-22_fb5f6f3db14b3a43b3d5eb198cc24c23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132016000300561 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométricaRevista científicaFormação de professoresBibliometriaEducação em CiênciasResumo: A formação de professores aparece em discussões frequentes na área de Educação em Ciências. Encontramos trabalhos diversos em eventos, livros e periódicos, que corroboram a amplitude e relevância desse tema na área. No entanto, ainda há uma lacuna que poderia expor indicadores contributivos e complementares sobre o atual estado de conhecimento dos trabalhos que trazem o assunto em suas abordagens. Com o propósito de preencher parte dessa lacuna, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi traçar um perfil cienciométrico dos artigos sobre formação de professores publicados na revista Ciência & Educação. De 579 artigos publicados no período de 1998 a 2014, analisamos 345 artigos com descritores referentes à formação de professores. Dirigimos atenção especial a indicadores de autoria, produção, conteúdo e bibliografia. O conjunto de resultados expõe um panorama quantitativo que amplia nossos conhecimentos sobre esse campo de estudos na área brasileira de Educação em Ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300561Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030002info:eu-repo/semantics/openAccessRazera,Júlio César Castilhopor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300561Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.252722Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica |
title |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica |
spellingShingle |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica Razera,Júlio César Castilho Revista científica Formação de professores Bibliometria Educação em Ciências |
title_short |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica |
title_full |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica |
title_fullStr |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica |
title_full_unstemmed |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica |
title_sort |
A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica |
author |
Razera,Júlio César Castilho |
author_facet |
Razera,Júlio César Castilho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Razera,Júlio César Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revista científica Formação de professores Bibliometria Educação em Ciências |
topic |
Revista científica Formação de professores Bibliometria Educação em Ciências |
description |
Resumo: A formação de professores aparece em discussões frequentes na área de Educação em Ciências. Encontramos trabalhos diversos em eventos, livros e periódicos, que corroboram a amplitude e relevância desse tema na área. No entanto, ainda há uma lacuna que poderia expor indicadores contributivos e complementares sobre o atual estado de conhecimento dos trabalhos que trazem o assunto em suas abordagens. Com o propósito de preencher parte dessa lacuna, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi traçar um perfil cienciométrico dos artigos sobre formação de professores publicados na revista Ciência & Educação. De 579 artigos publicados no período de 1998 a 2014, analisamos 345 artigos com descritores referentes à formação de professores. Dirigimos atenção especial a indicadores de autoria, produção, conteúdo e bibliografia. O conjunto de resultados expõe um panorama quantitativo que amplia nossos conhecimentos sobre esse campo de estudos na área brasileira de Educação em Ciências. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300561 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320160030002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957588791296 |