Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mori,Rafael Cava
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Curvelo,Antonio Aprigio da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100015
Resumo: Investigamos o ensino de Química para os anos iniciais da Educação Básica. Inicialmente, recuperamos resultados de investigações anteriores, constituindo a visão acadêmica sobre o tema. Estes trabalhos, cobrindo quase duas décadas, indicam que a Química ocupa reduzido espaço no currículo do início do Ensino Fundamental, recebendo um tratamento fragmentado por parte dos livros didáticos, e sendo pouco reconhecida pelos docentes como um conteúdo relevante. A seguir, analisamos 182 atividades, propostas pelas 12 coleções de livros aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2007, classificando-as em categorias que explicitam a importância relegada ao conhecimento químico. Somente duas coleções se enquadram em um perfil desejável para a apresentação destas atividades na progressão pelas séries. Ainda, entre 11 fenômenos químicos diversos, as atividades se concentram em apenas dois. Concluímos sugerindo que estes livros têm contribuído de forma pouco substancial para um adequado ensino elementar de Química.
id UNESP-22_fc969ac042668a71b72d8d3a50e4cbbd
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132014000100015
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticosEnsino de QuímicaEnsino FundamentalExperimentaçãoLivro didáticoInvestigamos o ensino de Química para os anos iniciais da Educação Básica. Inicialmente, recuperamos resultados de investigações anteriores, constituindo a visão acadêmica sobre o tema. Estes trabalhos, cobrindo quase duas décadas, indicam que a Química ocupa reduzido espaço no currículo do início do Ensino Fundamental, recebendo um tratamento fragmentado por parte dos livros didáticos, e sendo pouco reconhecida pelos docentes como um conteúdo relevante. A seguir, analisamos 182 atividades, propostas pelas 12 coleções de livros aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2007, classificando-as em categorias que explicitam a importância relegada ao conhecimento químico. Somente duas coleções se enquadram em um perfil desejável para a apresentação destas atividades na progressão pelas séries. Ainda, entre 11 fenômenos químicos diversos, as atividades se concentram em apenas dois. Concluímos sugerindo que estes livros têm contribuído de forma pouco substancial para um adequado ensino elementar de Química.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100015Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.1 2014reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320140010015info:eu-repo/semantics/openAccessMori,Rafael CavaCurvelo,Antonio Aprigio da Silvapor2014-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132014000100015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:51.078438Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos
title Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos
spellingShingle Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos
Mori,Rafael Cava
Ensino de Química
Ensino Fundamental
Experimentação
Livro didático
title_short Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos
title_full Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos
title_fullStr Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos
title_full_unstemmed Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos
title_sort Química no ensino de ciências para as séries iniciais: uma análise de livros didáticos
author Mori,Rafael Cava
author_facet Mori,Rafael Cava
Curvelo,Antonio Aprigio da Silva
author_role author
author2 Curvelo,Antonio Aprigio da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mori,Rafael Cava
Curvelo,Antonio Aprigio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Ensino Fundamental
Experimentação
Livro didático
topic Ensino de Química
Ensino Fundamental
Experimentação
Livro didático
description Investigamos o ensino de Química para os anos iniciais da Educação Básica. Inicialmente, recuperamos resultados de investigações anteriores, constituindo a visão acadêmica sobre o tema. Estes trabalhos, cobrindo quase duas décadas, indicam que a Química ocupa reduzido espaço no currículo do início do Ensino Fundamental, recebendo um tratamento fragmentado por parte dos livros didáticos, e sendo pouco reconhecida pelos docentes como um conteúdo relevante. A seguir, analisamos 182 atividades, propostas pelas 12 coleções de livros aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2007, classificando-as em categorias que explicitam a importância relegada ao conhecimento químico. Somente duas coleções se enquadram em um perfil desejável para a apresentação destas atividades na progressão pelas séries. Ainda, entre 11 fenômenos químicos diversos, as atividades se concentram em apenas dois. Concluímos sugerindo que estes livros têm contribuído de forma pouco substancial para um adequado ensino elementar de Química.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320140010015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.1 2014
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957151535104