EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NERA |
Texto Completo: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/6568 |
Resumo: | A pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições pedagógicas e socioeconômicas das seis Escolas Família Agrícola (EFAs) existentes no Amapá, utilizando como paralelo a metodologia da pedagogia da alternância e compreendendo seus resultados no desenvolvimento local e formação social. Entende-se a pedagogia da alternância como ferramenta importante para formação do aluno que convive diretamente com o rural interligando a realidade teórica com a prática e aprimorando seus saberes numa concepção holística e formação crítica. Foram realizadas entrevistas em campo, revisão bibliográfica e dados estatísticos a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Conclui-se, resultante dos diversos problemas encontrados, que as EFAs contribuem na formação dos alunos e apesar de ser uma importante ferramenta pedagógica para educação rural, ela depende de interesse político e da comunidade envolvida, junto ao investimento e compreensão da realidade para galgar melhor formação profissional e promover avanços sociais. Como citar este artigo:LOMBA, Roni Mayer; CARDOSO, Josiane Pereira. Educação do campo e pedagogia da alternância: uma análise das Escolas Família Agrícola do Amapá. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 361-384, mai.-ago., 2020 |
id |
UNESP-25_66bf369ac34386f376c8ec816daa471d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/6568 |
network_acronym_str |
UNESP-25 |
network_name_str |
Revista NERA |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’AmapáMétodo de educação do campodesenvolvimento ruraldesigualdade socialA pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições pedagógicas e socioeconômicas das seis Escolas Família Agrícola (EFAs) existentes no Amapá, utilizando como paralelo a metodologia da pedagogia da alternância e compreendendo seus resultados no desenvolvimento local e formação social. Entende-se a pedagogia da alternância como ferramenta importante para formação do aluno que convive diretamente com o rural interligando a realidade teórica com a prática e aprimorando seus saberes numa concepção holística e formação crítica. Foram realizadas entrevistas em campo, revisão bibliográfica e dados estatísticos a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Conclui-se, resultante dos diversos problemas encontrados, que as EFAs contribuem na formação dos alunos e apesar de ser uma importante ferramenta pedagógica para educação rural, ela depende de interesse político e da comunidade envolvida, junto ao investimento e compreensão da realidade para galgar melhor formação profissional e promover avanços sociais. Como citar este artigo:LOMBA, Roni Mayer; CARDOSO, Josiane Pereira. Educação do campo e pedagogia da alternância: uma análise das Escolas Família Agrícola do Amapá. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 361-384, mai.-ago., 2020Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2020-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/656810.47946/rnera.v0i53.6568REVISTA NERA; n. 53 (23); 361-3841806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/6568/5559Copyright (c) 2020 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLomba, Roni MayerCardoso, Josiane Pereira2021-01-18T10:56:59Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/6568Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-18T10:56:59Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá |
title |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá Lomba, Roni Mayer Método de educação do campo desenvolvimento rural desigualdade social |
title_short |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá |
title_full |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá |
title_sort |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DO AMAPÁ/ Rural education and pedagogy of the alternation: an analysis of the Family Agricultural Schools of Amapá/ Éducation à la campagne et pédagogie de l’alternance: une analyse des Éscoles-Familles Agricoles de l’Éstat de l’Amapá |
author |
Lomba, Roni Mayer |
author_facet |
Lomba, Roni Mayer Cardoso, Josiane Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Josiane Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lomba, Roni Mayer Cardoso, Josiane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método de educação do campo desenvolvimento rural desigualdade social |
topic |
Método de educação do campo desenvolvimento rural desigualdade social |
description |
A pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições pedagógicas e socioeconômicas das seis Escolas Família Agrícola (EFAs) existentes no Amapá, utilizando como paralelo a metodologia da pedagogia da alternância e compreendendo seus resultados no desenvolvimento local e formação social. Entende-se a pedagogia da alternância como ferramenta importante para formação do aluno que convive diretamente com o rural interligando a realidade teórica com a prática e aprimorando seus saberes numa concepção holística e formação crítica. Foram realizadas entrevistas em campo, revisão bibliográfica e dados estatísticos a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Conclui-se, resultante dos diversos problemas encontrados, que as EFAs contribuem na formação dos alunos e apesar de ser uma importante ferramenta pedagógica para educação rural, ela depende de interesse político e da comunidade envolvida, junto ao investimento e compreensão da realidade para galgar melhor formação profissional e promover avanços sociais. Como citar este artigo:LOMBA, Roni Mayer; CARDOSO, Josiane Pereira. Educação do campo e pedagogia da alternância: uma análise das Escolas Família Agrícola do Amapá. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 361-384, mai.-ago., 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/6568 10.47946/rnera.v0i53.6568 |
url |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/6568 |
identifier_str_mv |
10.47946/rnera.v0i53.6568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/6568/5559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA NERA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA NERA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA NERA; n. 53 (23); 361-384 1806-6755 reponame:Revista NERA instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista NERA |
collection |
Revista NERA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br |
_version_ |
1797048086395092992 |