USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Denilson Manfrin
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos, Margarida de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774
Resumo: O processo produtivo agrícola brasileiro torna-se cada vez mais dependente do uso dos agrotóxicos. No ano de 2009, o Brasil alcançou o posto de maior consumidor mundial desses produtos. A presente pesquisa tem como escopo investigar a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação do campo no distrito de Lerroville, município de Londrina-PR, quanto ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos e os problemas socioambientais decorrentes, bem como alternativas para produção de alimentos saudáveis. Para desempenho deste estudo, foram realizadas duas frentes de trabalho: de gabinete e de campo. Preliminarmente, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e eletrônica, seleção e leitura de bibliografias que caracterizem a agricultura tecnificada, de um lado, e o consumo de agrotóxicos, do outro; a organização de um roteiro de perguntas e a aplicação de entrevista previamente planejada e agendada para coleta dos dados por meio da formação de grupo focal. Assim, embora a pesquisa tenha abordado aspectos econômicos e políticos inerentes à modernização da agricultura, abordou também o reconhecimento e a valorização dos processos culturais presentes nas práticas de produção da agricultura camponesa.
id UNESP-25_67dacee433f354de2658ea18dc92bf40
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5774
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high schoolensinogeografia agráriaalimentoseducaçãoO processo produtivo agrícola brasileiro torna-se cada vez mais dependente do uso dos agrotóxicos. No ano de 2009, o Brasil alcançou o posto de maior consumidor mundial desses produtos. A presente pesquisa tem como escopo investigar a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação do campo no distrito de Lerroville, município de Londrina-PR, quanto ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos e os problemas socioambientais decorrentes, bem como alternativas para produção de alimentos saudáveis. Para desempenho deste estudo, foram realizadas duas frentes de trabalho: de gabinete e de campo. Preliminarmente, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e eletrônica, seleção e leitura de bibliografias que caracterizem a agricultura tecnificada, de um lado, e o consumo de agrotóxicos, do outro; a organização de um roteiro de perguntas e a aplicação de entrevista previamente planejada e agendada para coleta dos dados por meio da formação de grupo focal. Assim, embora a pesquisa tenha abordado aspectos econômicos e políticos inerentes à modernização da agricultura, abordou também o reconhecimento e a valorização dos processos culturais presentes nas práticas de produção da agricultura camponesa.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/577410.47946/rnera.v0i46.5774REVISTA NERA; n. 46 (22); 58-781806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774/4680Copyright (c) 2019 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoes, Denilson ManfrinCampos, Margarida de Cássia2021-01-07T01:34:30Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5774Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:34:30Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
title USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
spellingShingle USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
Goes, Denilson Manfrin
ensino
geografia agrária
alimentos
educação
title_short USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
title_full USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
title_fullStr USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
title_full_unstemmed USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
title_sort USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
author Goes, Denilson Manfrin
author_facet Goes, Denilson Manfrin
Campos, Margarida de Cássia
author_role author
author2 Campos, Margarida de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Denilson Manfrin
Campos, Margarida de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
geografia agrária
alimentos
educação
topic ensino
geografia agrária
alimentos
educação
description O processo produtivo agrícola brasileiro torna-se cada vez mais dependente do uso dos agrotóxicos. No ano de 2009, o Brasil alcançou o posto de maior consumidor mundial desses produtos. A presente pesquisa tem como escopo investigar a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação do campo no distrito de Lerroville, município de Londrina-PR, quanto ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos e os problemas socioambientais decorrentes, bem como alternativas para produção de alimentos saudáveis. Para desempenho deste estudo, foram realizadas duas frentes de trabalho: de gabinete e de campo. Preliminarmente, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e eletrônica, seleção e leitura de bibliografias que caracterizem a agricultura tecnificada, de um lado, e o consumo de agrotóxicos, do outro; a organização de um roteiro de perguntas e a aplicação de entrevista previamente planejada e agendada para coleta dos dados por meio da formação de grupo focal. Assim, embora a pesquisa tenha abordado aspectos econômicos e políticos inerentes à modernização da agricultura, abordou também o reconhecimento e a valorização dos processos culturais presentes nas práticas de produção da agricultura camponesa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774
10.47946/rnera.v0i46.5774
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i46.5774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774/4680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA NERA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA NERA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 46 (22); 58-78
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048085981954048