USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NERA |
Texto Completo: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774 |
Resumo: | O processo produtivo agrícola brasileiro torna-se cada vez mais dependente do uso dos agrotóxicos. No ano de 2009, o Brasil alcançou o posto de maior consumidor mundial desses produtos. A presente pesquisa tem como escopo investigar a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação do campo no distrito de Lerroville, município de Londrina-PR, quanto ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos e os problemas socioambientais decorrentes, bem como alternativas para produção de alimentos saudáveis. Para desempenho deste estudo, foram realizadas duas frentes de trabalho: de gabinete e de campo. Preliminarmente, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e eletrônica, seleção e leitura de bibliografias que caracterizem a agricultura tecnificada, de um lado, e o consumo de agrotóxicos, do outro; a organização de um roteiro de perguntas e a aplicação de entrevista previamente planejada e agendada para coleta dos dados por meio da formação de grupo focal. Assim, embora a pesquisa tenha abordado aspectos econômicos e políticos inerentes à modernização da agricultura, abordou também o reconhecimento e a valorização dos processos culturais presentes nas práticas de produção da agricultura camponesa. |
id |
UNESP-25_67dacee433f354de2658ea18dc92bf40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5774 |
network_acronym_str |
UNESP-25 |
network_name_str |
Revista NERA |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high schoolensinogeografia agráriaalimentoseducaçãoO processo produtivo agrícola brasileiro torna-se cada vez mais dependente do uso dos agrotóxicos. No ano de 2009, o Brasil alcançou o posto de maior consumidor mundial desses produtos. A presente pesquisa tem como escopo investigar a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação do campo no distrito de Lerroville, município de Londrina-PR, quanto ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos e os problemas socioambientais decorrentes, bem como alternativas para produção de alimentos saudáveis. Para desempenho deste estudo, foram realizadas duas frentes de trabalho: de gabinete e de campo. Preliminarmente, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e eletrônica, seleção e leitura de bibliografias que caracterizem a agricultura tecnificada, de um lado, e o consumo de agrotóxicos, do outro; a organização de um roteiro de perguntas e a aplicação de entrevista previamente planejada e agendada para coleta dos dados por meio da formação de grupo focal. Assim, embora a pesquisa tenha abordado aspectos econômicos e políticos inerentes à modernização da agricultura, abordou também o reconhecimento e a valorização dos processos culturais presentes nas práticas de produção da agricultura camponesa.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/577410.47946/rnera.v0i46.5774REVISTA NERA; n. 46 (22); 58-781806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774/4680Copyright (c) 2019 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoes, Denilson ManfrinCampos, Margarida de Cássia2021-01-07T01:34:30Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5774Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:34:30Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school |
title |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school |
spellingShingle |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school Goes, Denilson Manfrin ensino geografia agrária alimentos educação |
title_short |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school |
title_full |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school |
title_fullStr |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school |
title_full_unstemmed |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school |
title_sort |
USO DE AGROTÓXICOS E PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA DO CAMPO/Agrotoxic usage and ecological agricultural production: students perception from a rural high school |
author |
Goes, Denilson Manfrin |
author_facet |
Goes, Denilson Manfrin Campos, Margarida de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Margarida de Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goes, Denilson Manfrin Campos, Margarida de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino geografia agrária alimentos educação |
topic |
ensino geografia agrária alimentos educação |
description |
O processo produtivo agrícola brasileiro torna-se cada vez mais dependente do uso dos agrotóxicos. No ano de 2009, o Brasil alcançou o posto de maior consumidor mundial desses produtos. A presente pesquisa tem como escopo investigar a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação do campo no distrito de Lerroville, município de Londrina-PR, quanto ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos e os problemas socioambientais decorrentes, bem como alternativas para produção de alimentos saudáveis. Para desempenho deste estudo, foram realizadas duas frentes de trabalho: de gabinete e de campo. Preliminarmente, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e eletrônica, seleção e leitura de bibliografias que caracterizem a agricultura tecnificada, de um lado, e o consumo de agrotóxicos, do outro; a organização de um roteiro de perguntas e a aplicação de entrevista previamente planejada e agendada para coleta dos dados por meio da formação de grupo focal. Assim, embora a pesquisa tenha abordado aspectos econômicos e políticos inerentes à modernização da agricultura, abordou também o reconhecimento e a valorização dos processos culturais presentes nas práticas de produção da agricultura camponesa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774 10.47946/rnera.v0i46.5774 |
url |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774 |
identifier_str_mv |
10.47946/rnera.v0i46.5774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5774/4680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA NERA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA NERA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA NERA; n. 46 (22); 58-78 1806-6755 reponame:Revista NERA instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista NERA |
collection |
Revista NERA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br |
_version_ |
1797048085981954048 |