DAS “ESCOLINHAS DE FAVORES” À “ESCOLA DE DIREITO”: A EDUCAÇÃO NO/ DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GOIÁS/From the "little school of favors" to "school right ": the rural education in the municipality of Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Dorcelina Aparecida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5030
Resumo: Os propósitos da Educação do Campo nasceram junto com a luta pela terra, em decorrência do processo constitutivo da sociedade brasileira, que, tradicionalmente, negligencia as populações do campo. Este trabalho objetivou analisar a inter-relação entre a busca pela terra e pelo direito à educação na trajetória dos 30 anos de “Reforma Agrária” no município de Goiás e refletir sobre a transição da “escola de favor” para a “escola de direito”. Foram realizados estudos bibliográficos, documentais e entrevistas sobre a educação no/do campo no município de Goiás. A luta pela terra e pela educação do campo nesse município iniciou-se em 1985. Naquele contexto, havia, no campo, apenas escolas multisseriadas, vistas como dádivas à classe camponesa. Já em 2015, o município de Goiás possuía 23 Projetos de Assentamentos, com 722 famílias que lutam pela educação e permanência no campo. A pesquisa demonstra que a mobilização pela Reforma Agrária trouxe, às famílias camponesas, a consciência de direitos sociais. Ademais, o direito à educação vem sendo exigido e conquistado, no entanto, ainda necessita avançar em seus aspectos estruturais e pedagógicos. O artigo resulta de pesquisa realizada junto ao programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás, no período de 2014 a 2016.
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Moreira, Dorcelina Aparecida
Escola do campo
Família camponesa
Luta pela terra
Direito à educação.
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