INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Isabela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ollinaho, Ossi, Baruco, Grasiela, Saludjian, Alexis, Pinto, José Paulo Guedes, Balanco, Paulo, Costa Pinto, Eduardo, Schonerwald, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5299
Resumo: Depois de duas décadas de altas taxas de crescimento econômico, Moçambique tem experenciado elevados ingressos de investimento estrangeiro direto nos anos recentes. No entanto, um dos países mais pobres do mundo continua com enormes dificuldades para reduzir pobreza e promover mudanças estruturais na economia. Este artigo analisa as características dos investimentos e da ajuda internacional do Brasil em Moçambique e detalha como eles se relacionam com o atual padrão de acumulação do país africano. Utilizando-se do instrumental teórico da Teoria da Dependência Marxista e de leituras mais recentes sobre a porosidade econômica de Moçambique, o artigo argumenta que a recente explosão de investimentos e a dualidade desigual da cooperação do Brasil reforçam o padrão de crescimento poroso e dependente moçambicano, marcado por rápida expansão do PIB e do IED com estagnação da pobreza e das condições de vida das massas.
id UNESP-25_8bd26c75959f4c876335db28a4c1318a
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5299
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?MoçambiqueBrasilinvestimentos diretos estrangeirosajuda internacionalteoria da dependência.Depois de duas décadas de altas taxas de crescimento econômico, Moçambique tem experenciado elevados ingressos de investimento estrangeiro direto nos anos recentes. No entanto, um dos países mais pobres do mundo continua com enormes dificuldades para reduzir pobreza e promover mudanças estruturais na economia. Este artigo analisa as características dos investimentos e da ajuda internacional do Brasil em Moçambique e detalha como eles se relacionam com o atual padrão de acumulação do país africano. Utilizando-se do instrumental teórico da Teoria da Dependência Marxista e de leituras mais recentes sobre a porosidade econômica de Moçambique, o artigo argumenta que a recente explosão de investimentos e a dualidade desigual da cooperação do Brasil reforçam o padrão de crescimento poroso e dependente moçambicano, marcado por rápida expansão do PIB e do IED com estagnação da pobreza e das condições de vida das massas.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/529910.47946/rnera.v0i38.5299REVISTA NERA; n. 38 (20): DOSSIÊ MOÇAMBIQUE; 220-2541806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5299/4063Copyright (c) 2017 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, IsabelaOllinaho, OssiBaruco, GrasielaSaludjian, AlexisPinto, José Paulo GuedesBalanco, PauloCosta Pinto, EduardoSchonerwald, Carlos2021-01-07T01:26:56Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5299Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:26:56Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?
title INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?
spellingShingle INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?
Nogueira, Isabela
Moçambique
Brasil
investimentos diretos estrangeiros
ajuda internacional
teoria da dependência.
title_short INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?
title_full INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?
title_fullStr INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?
title_full_unstemmed INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?
title_sort INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO DO BRASIL E O PADRÃO DE ACUMULAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: REFORÇANDO DEPENDÊNCIA E POROSIDADE?/ Brazil's investments and cooperation and the pattern of accumulation in Mozambique: reinforcing dependence and porosity?/ Inversiones y cooperación de Brasil y el patrón de acumulación en Mozambique: reforzando dependencia y porosidad?
author Nogueira, Isabela
author_facet Nogueira, Isabela
Ollinaho, Ossi
Baruco, Grasiela
Saludjian, Alexis
Pinto, José Paulo Guedes
Balanco, Paulo
Costa Pinto, Eduardo
Schonerwald, Carlos
author_role author
author2 Ollinaho, Ossi
Baruco, Grasiela
Saludjian, Alexis
Pinto, José Paulo Guedes
Balanco, Paulo
Costa Pinto, Eduardo
Schonerwald, Carlos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Isabela
Ollinaho, Ossi
Baruco, Grasiela
Saludjian, Alexis
Pinto, José Paulo Guedes
Balanco, Paulo
Costa Pinto, Eduardo
Schonerwald, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Moçambique
Brasil
investimentos diretos estrangeiros
ajuda internacional
teoria da dependência.
topic Moçambique
Brasil
investimentos diretos estrangeiros
ajuda internacional
teoria da dependência.
description Depois de duas décadas de altas taxas de crescimento econômico, Moçambique tem experenciado elevados ingressos de investimento estrangeiro direto nos anos recentes. No entanto, um dos países mais pobres do mundo continua com enormes dificuldades para reduzir pobreza e promover mudanças estruturais na economia. Este artigo analisa as características dos investimentos e da ajuda internacional do Brasil em Moçambique e detalha como eles se relacionam com o atual padrão de acumulação do país africano. Utilizando-se do instrumental teórico da Teoria da Dependência Marxista e de leituras mais recentes sobre a porosidade econômica de Moçambique, o artigo argumenta que a recente explosão de investimentos e a dualidade desigual da cooperação do Brasil reforçam o padrão de crescimento poroso e dependente moçambicano, marcado por rápida expansão do PIB e do IED com estagnação da pobreza e das condições de vida das massas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5299
10.47946/rnera.v0i38.5299
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5299
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i38.5299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5299/4063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA NERA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA NERA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 38 (20): DOSSIÊ MOÇAMBIQUE; 220-254
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048085575106560