UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NERA |
Texto Completo: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2547 |
Resumo: | O presente estudo delineia uma análise da importância da educação como prática social e sua contribuição com o processo de construção histórica da sociedade. É uma análise que integra as dimensões produtivas e pedagógicas em espaços não formais de educação. Para a composição deste estudo considerou-se a educação presente em seus diversos momentos e espaços, enaltecendo a formação dos movimentos sociais como práticas políticas, econômicas e culturais, que caracterizam os sujeitos marcados por uma identidade diferenciada. Assim, esta pesquisa pautou-se na análise da importância da Educação do Campo em seus diversos aspectos, e como esta foi apropriada pelo "Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar, através da Capacitação Social de Jovens e Adultos Agricultores". O projeto foi executado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, no Estado do Ceará, por meio de práticas contextualizadas, para a alfabetização de jovens e adultos camponeses pertencentes e representados por movimentos sociais. O objeto de estudo, para análise do Projeto, foi a Comunidade Remanescente de Quilombolas dos Caetanos de Capuan, em Caucaia, no Ceará. Por fim, a composição deste trabalho retrata os saberes da educação na perspectiva de um currículo em ação que considere a relação de vida dos camponeses com a terra, com o trabalho e com a Educação no e do Campo. |
id |
UNESP-25_c1331bc67680e55d305bf90a810248cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/2547 |
network_acronym_str |
UNESP-25 |
network_name_str |
Revista NERA |
repository_id_str |
|
spelling |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará)Educação do campoagricultura camponesapráticas pedagógicassujeitos do campojovens e adultos. O presente estudo delineia uma análise da importância da educação como prática social e sua contribuição com o processo de construção histórica da sociedade. É uma análise que integra as dimensões produtivas e pedagógicas em espaços não formais de educação. Para a composição deste estudo considerou-se a educação presente em seus diversos momentos e espaços, enaltecendo a formação dos movimentos sociais como práticas políticas, econômicas e culturais, que caracterizam os sujeitos marcados por uma identidade diferenciada. Assim, esta pesquisa pautou-se na análise da importância da Educação do Campo em seus diversos aspectos, e como esta foi apropriada pelo "Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar, através da Capacitação Social de Jovens e Adultos Agricultores". O projeto foi executado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, no Estado do Ceará, por meio de práticas contextualizadas, para a alfabetização de jovens e adultos camponeses pertencentes e representados por movimentos sociais. O objeto de estudo, para análise do Projeto, foi a Comunidade Remanescente de Quilombolas dos Caetanos de Capuan, em Caucaia, no Ceará. Por fim, a composição deste trabalho retrata os saberes da educação na perspectiva de um currículo em ação que considere a relação de vida dos camponeses com a terra, com o trabalho e com a Educação no e do Campo. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2014-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/254710.47946/rnera.v0i25.2547REVISTA NERA; n. 25 (17); 162-1811806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2547/2744Soares, Simone Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T01:29:56Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/2547Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:29:56Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará) |
title |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará) |
spellingShingle |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará) Soares, Simone Fernandes Educação do campo agricultura camponesa práticas pedagógicas sujeitos do campo jovens e adultos. |
title_short |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará) |
title_full |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará) |
title_fullStr |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará) |
title_full_unstemmed |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará) |
title_sort |
UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará) |
author |
Soares, Simone Fernandes |
author_facet |
Soares, Simone Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Simone Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo agricultura camponesa práticas pedagógicas sujeitos do campo jovens e adultos. |
topic |
Educação do campo agricultura camponesa práticas pedagógicas sujeitos do campo jovens e adultos. |
description |
O presente estudo delineia uma análise da importância da educação como prática social e sua contribuição com o processo de construção histórica da sociedade. É uma análise que integra as dimensões produtivas e pedagógicas em espaços não formais de educação. Para a composição deste estudo considerou-se a educação presente em seus diversos momentos e espaços, enaltecendo a formação dos movimentos sociais como práticas políticas, econômicas e culturais, que caracterizam os sujeitos marcados por uma identidade diferenciada. Assim, esta pesquisa pautou-se na análise da importância da Educação do Campo em seus diversos aspectos, e como esta foi apropriada pelo "Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar, através da Capacitação Social de Jovens e Adultos Agricultores". O projeto foi executado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, no Estado do Ceará, por meio de práticas contextualizadas, para a alfabetização de jovens e adultos camponeses pertencentes e representados por movimentos sociais. O objeto de estudo, para análise do Projeto, foi a Comunidade Remanescente de Quilombolas dos Caetanos de Capuan, em Caucaia, no Ceará. Por fim, a composição deste trabalho retrata os saberes da educação na perspectiva de um currículo em ação que considere a relação de vida dos camponeses com a terra, com o trabalho e com a Educação no e do Campo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2547 10.47946/rnera.v0i25.2547 |
url |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2547 |
identifier_str_mv |
10.47946/rnera.v0i25.2547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/2547/2744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA NERA; n. 25 (17); 162-181 1806-6755 reponame:Revista NERA instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista NERA |
collection |
Revista NERA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br |
_version_ |
1797048084354564096 |