Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: Política de Formação Emancipatória de Educadores (as) - Camponeses (as) por meio da Pedagogia da Alternância / National Education Program in Agrarian Reform: Policy for the Emancipatory Formation of Educators (as) - Peasants (as) through the Pedagogy of Alternation / Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria: Política de Formación Emancipatoria de Educadores (as) - Campesinos (as) a través de la Pedagogía de la Alternancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Rodrigo Simão
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/9829
Resumo: O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) é considerado como primeira política pública conquistada pelo movimento da Educação do Campo. É uma política pública criada para ser executada em territórios camponeses de Reforma Agrária. Foi criado em 1998 pela força da luta dos movimentos socioterritoriais camponeses. Esse programa permitiu que milhares camponeses-assentados tivessem o direito de acesso a diferentes níveis da educação formal, e, dentre estes, está a formação de educadores do campo. Os cursos de formação de educadores do campo pelo Pronera utilizam como matriz pedagógica a Pedagogia da Alternância. Esta metodologia tem a intenção de interligar o trabalho, a cultura e as experiências de vida camponesa com conhecimento técnico-científico. O objetivo deste texto é discutir a importância emancipatória da formação de educadores (as) do campo e da metodologia da Pedagogia da Alternância nos cursos em nível superior do Pronera, tendo como recorte de análise o Curso Especial de Graduação em Geografia (CEGeo). A metodologia utilizada foi a discussão teórica, a pesquisa documental do Manual de Operações do Pronera e do Projeto Pedagógico Curricular do CEGeo e a entrevista com estudantes-camponeses do Curso. O curso foi construído em diálogo horizontal com os movimentos socioterritoriais camponeses, estabelecendo-se uma relação dialógica entre a Universidade, os Movimentos Socioterritoriais e o Estado. Neste curso se formaram 46 camponeses-assentados licenciados em geografia.
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