A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NERA |
Texto Completo: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5116 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) ofertado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou da análise de documentos tais como, os editais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos acadêmicos, docentes e coordenador do curso, a fim de discutir os impactos dessa política educacional na formação dos sujeitos do campo no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, que a LEDOC é um desafio para a Unifap, uma vez que rompe com o modelo tradicional das licenciaturas mantidas pela instituição, assim como é um grande avanço das políticas públicas de educação voltadas para atender os povos do campo. |
id |
UNESP-25_e41865aa30609bcf002265b5a4de00f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5116 |
network_acronym_str |
UNESP-25 |
network_name_str |
Revista NERA |
repository_id_str |
|
spelling |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuelsEducação do campoLEDOCformaçãopolítica pública.Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) ofertado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou da análise de documentos tais como, os editais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos acadêmicos, docentes e coordenador do curso, a fim de discutir os impactos dessa política educacional na formação dos sujeitos do campo no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, que a LEDOC é um desafio para a Unifap, uma vez que rompe com o modelo tradicional das licenciaturas mantidas pela instituição, assim como é um grande avanço das políticas públicas de educação voltadas para atender os povos do campo. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2018-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/511610.47946/rnera.v0i41.5116REVISTA NERA; n. 41 (21); 218-2351806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5116/4195Copyright (c) 2018 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Costa, Heliadora GeorgeteMayer Lomba, Roni2021-01-07T01:33:45Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5116Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:33:45Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels |
title |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels |
spellingShingle |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels Pereira da Costa, Heliadora Georgete Educação do campo LEDOC formação política pública. |
title_short |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels |
title_full |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels |
title_fullStr |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels |
title_full_unstemmed |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels |
title_sort |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels |
author |
Pereira da Costa, Heliadora Georgete |
author_facet |
Pereira da Costa, Heliadora Georgete Mayer Lomba, Roni |
author_role |
author |
author2 |
Mayer Lomba, Roni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Costa, Heliadora Georgete Mayer Lomba, Roni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo LEDOC formação política pública. |
topic |
Educação do campo LEDOC formação política pública. |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) ofertado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou da análise de documentos tais como, os editais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos acadêmicos, docentes e coordenador do curso, a fim de discutir os impactos dessa política educacional na formação dos sujeitos do campo no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, que a LEDOC é um desafio para a Unifap, uma vez que rompe com o modelo tradicional das licenciaturas mantidas pela instituição, assim como é um grande avanço das políticas públicas de educação voltadas para atender os povos do campo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5116 10.47946/rnera.v0i41.5116 |
url |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5116 |
identifier_str_mv |
10.47946/rnera.v0i41.5116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5116/4195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA NERA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA NERA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA NERA; n. 41 (21); 218-235 1806-6755 reponame:Revista NERA instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista NERA |
collection |
Revista NERA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br |
_version_ |
1797048085525823488 |