CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5762 |
Resumo: | Muitos professores, principalmente do ensino regular, confundem ou interpretam sobre a caracterização do espectroautista com base no desenvolvimento cognitivo e estereótipos sociais atípicos, a despeito de variáveis distintas que interferemno processo ensino-aprendizagem. O presente estudo visou descrever as concepções de professores do ensino fundamental Isobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco para questões de caracterização desses alunos e aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores que atuam com alunos que possuem esse diagnóstico. O estudo foi realizado em uma cidade do interior paulista. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os relatos foram analisados por meio de seus conteúdos. As categorias temáticas estabelecidas foram: a) Conhecimentos sobre o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA); b) Concepções sobre a interação social do aluno com TEA; c) Concepções sobre acomunicação do aluno com TEA; d) Concepções sobre aspectos de comportamentos do aluno com TEA; e) Diiculdades emrelação ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA. Foi possível identiicar que 40% das professoras compreendem ou se aproximam da deinição que ressalta as diiculdades na interação social, comunicação e comportamento estereotipado. Os professores participantes da pesquisa não apresentaram resistência em receber alunos com o espectro do autismo. Além disso, relataram que as interações e as mediações com os colegas devem ser mais constantes e estabelecer um vínculo por meio de comunicação efetiva entre professor-aluno são aspectos importantes para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA. A inclusão dos alunos com espectro do autismo no ensino regular pressupõe a formação de professores em serviço para maximizar o potencial de aprendizagem e ensino de habilidades sociais desses alunos. |
id |
UNESP-28_0eb1bce7596a4bc48088621d07cf4334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5762 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMOMuitos professores, principalmente do ensino regular, confundem ou interpretam sobre a caracterização do espectroautista com base no desenvolvimento cognitivo e estereótipos sociais atípicos, a despeito de variáveis distintas que interferemno processo ensino-aprendizagem. O presente estudo visou descrever as concepções de professores do ensino fundamental Isobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco para questões de caracterização desses alunos e aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores que atuam com alunos que possuem esse diagnóstico. O estudo foi realizado em uma cidade do interior paulista. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os relatos foram analisados por meio de seus conteúdos. As categorias temáticas estabelecidas foram: a) Conhecimentos sobre o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA); b) Concepções sobre a interação social do aluno com TEA; c) Concepções sobre acomunicação do aluno com TEA; d) Concepções sobre aspectos de comportamentos do aluno com TEA; e) Diiculdades emrelação ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA. Foi possível identiicar que 40% das professoras compreendem ou se aproximam da deinição que ressalta as diiculdades na interação social, comunicação e comportamento estereotipado. Os professores participantes da pesquisa não apresentaram resistência em receber alunos com o espectro do autismo. Além disso, relataram que as interações e as mediações com os colegas devem ser mais constantes e estabelecer um vínculo por meio de comunicação efetiva entre professor-aluno são aspectos importantes para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA. A inclusão dos alunos com espectro do autismo no ensino regular pressupõe a formação de professores em serviço para maximizar o potencial de aprendizagem e ensino de habilidades sociais desses alunos.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/576210.36311/2358-8845.2015.v2n02.5762Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5762/3943SAMPAIO, MarianaMIURA, Regina Keiko Katoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:35:44Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5762Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:35:44Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO |
title |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO SAMPAIO, Mariana |
title_short |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO |
title_full |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO |
title_sort |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO DO AUTISMO |
author |
SAMPAIO, Mariana |
author_facet |
SAMPAIO, Mariana MIURA, Regina Keiko Kato |
author_role |
author |
author2 |
MIURA, Regina Keiko Kato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAMPAIO, Mariana MIURA, Regina Keiko Kato |
description |
Muitos professores, principalmente do ensino regular, confundem ou interpretam sobre a caracterização do espectroautista com base no desenvolvimento cognitivo e estereótipos sociais atípicos, a despeito de variáveis distintas que interferemno processo ensino-aprendizagem. O presente estudo visou descrever as concepções de professores do ensino fundamental Isobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco para questões de caracterização desses alunos e aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores que atuam com alunos que possuem esse diagnóstico. O estudo foi realizado em uma cidade do interior paulista. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os relatos foram analisados por meio de seus conteúdos. As categorias temáticas estabelecidas foram: a) Conhecimentos sobre o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA); b) Concepções sobre a interação social do aluno com TEA; c) Concepções sobre acomunicação do aluno com TEA; d) Concepções sobre aspectos de comportamentos do aluno com TEA; e) Diiculdades emrelação ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA. Foi possível identiicar que 40% das professoras compreendem ou se aproximam da deinição que ressalta as diiculdades na interação social, comunicação e comportamento estereotipado. Os professores participantes da pesquisa não apresentaram resistência em receber alunos com o espectro do autismo. Além disso, relataram que as interações e as mediações com os colegas devem ser mais constantes e estabelecer um vínculo por meio de comunicação efetiva entre professor-aluno são aspectos importantes para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA. A inclusão dos alunos com espectro do autismo no ensino regular pressupõe a formação de professores em serviço para maximizar o potencial de aprendizagem e ensino de habilidades sociais desses alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5762 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5762 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5762 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5762/3943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041697003143168 |