Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOLEIRO, Natali Aparecida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36250
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é definido por um conjunto de alterações presentes desde os anos iniciais, afetando a comunicação, a interação social e a imaginação. O objetivo central desse projeto é trazer um pouco da realidade no âmbito da inclusão em ambientes como as escolas, por exemplo. Visualizando também as dificuldades que ainda são enfrentadas pela sociedade, pelo autista e a família. Abordando o contexto da exclusão social, que é algo que infelizmente ocorre até hoje, mesmo com a existência de leis. O objetivo aqui foi de apresentar que a inclusão feita de maneira correta, principamente nas escolas, contribui e muito com o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos que são portadores do espectro, possibilitando uma qualidade de vida e interação social. A pesquisa e o estudo realizado foram para conscientização, sobre a importância de saber como lidar com pessoas portadoras de TEA e como podemos, como indivíduo, ajudar para que essas pessoas se sintam parte de um todo e não apenas uma parte.
id Krot_523eb8299e1fad448c0b15c3b83eb7e3
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36250
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MOLEIRO, Natali Aparecida2022-02-10T16:55:02Z2022-02-10T16:55:02Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36250O Transtorno do Espectro Autista é definido por um conjunto de alterações presentes desde os anos iniciais, afetando a comunicação, a interação social e a imaginação. O objetivo central desse projeto é trazer um pouco da realidade no âmbito da inclusão em ambientes como as escolas, por exemplo. Visualizando também as dificuldades que ainda são enfrentadas pela sociedade, pelo autista e a família. Abordando o contexto da exclusão social, que é algo que infelizmente ocorre até hoje, mesmo com a existência de leis. O objetivo aqui foi de apresentar que a inclusão feita de maneira correta, principamente nas escolas, contribui e muito com o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos que são portadores do espectro, possibilitando uma qualidade de vida e interação social. A pesquisa e o estudo realizado foram para conscientização, sobre a importância de saber como lidar com pessoas portadoras de TEA e como podemos, como indivíduo, ajudar para que essas pessoas se sintam parte de um todo e não apenas uma parte.TEAExclusãoInclusãoSocialFamíliaSociedadeEscolaInclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALNATALI_APARECIDA_MOLEIRO.pdfNATALI_APARECIDA_MOLEIRO.pdfapplication/pdf324627https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36250/1/NATALI_APARECIDA_MOLEIRO.pdf1dfe9d0edd01eb46f14394596b2bf9f1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36250/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/362502022-02-10 14:51:08.792oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36250Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-10T17:51:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-10T17:51:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
spellingShingle Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
MOLEIRO, Natali Aparecida
TEA
Exclusão
Inclusão
Social
Família
Sociedade
Escola
title_short Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title_full Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title_fullStr Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title_full_unstemmed Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
title_sort Inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
author MOLEIRO, Natali Aparecida
author_facet MOLEIRO, Natali Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOLEIRO, Natali Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv TEA
Exclusão
Inclusão
Social
Família
Sociedade
Escola
topic TEA
Exclusão
Inclusão
Social
Família
Sociedade
Escola
description O Transtorno do Espectro Autista é definido por um conjunto de alterações presentes desde os anos iniciais, afetando a comunicação, a interação social e a imaginação. O objetivo central desse projeto é trazer um pouco da realidade no âmbito da inclusão em ambientes como as escolas, por exemplo. Visualizando também as dificuldades que ainda são enfrentadas pela sociedade, pelo autista e a família. Abordando o contexto da exclusão social, que é algo que infelizmente ocorre até hoje, mesmo com a existência de leis. O objetivo aqui foi de apresentar que a inclusão feita de maneira correta, principamente nas escolas, contribui e muito com o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos que são portadores do espectro, possibilitando uma qualidade de vida e interação social. A pesquisa e o estudo realizado foram para conscientização, sobre a importância de saber como lidar com pessoas portadoras de TEA e como podemos, como indivíduo, ajudar para que essas pessoas se sintam parte de um todo e não apenas uma parte.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T16:55:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T16:55:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36250
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36250/1/NATALI_APARECIDA_MOLEIRO.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36250/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dfe9d0edd01eb46f14394596b2bf9f1
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460408609669120