ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7766 |
Resumo: | Essa pesquisa pretendeu diagnosticar como o ensino de Ciências e a inclusão do aluno surdo vem ocorrendo no interior cearense, a partir de uma análise da percepção dos professores de Ciências do Ensino Fundamental do município de Maranguape, CE. A metodologia empregada foi descritiva, com abordagem mista, por meio da aplicação de questionários. Observou-se que 40% dos participantes discordaram que as atividades aplicadas seriam apropriadas ao aluno surdo e 60% concordaram parcialmente sobre a disponibilidade de recursos pedagógicos. |
id |
UNESP-28_292175c2f6dbada05de07312c25bf07b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7766 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSEEssa pesquisa pretendeu diagnosticar como o ensino de Ciências e a inclusão do aluno surdo vem ocorrendo no interior cearense, a partir de uma análise da percepção dos professores de Ciências do Ensino Fundamental do município de Maranguape, CE. A metodologia empregada foi descritiva, com abordagem mista, por meio da aplicação de questionários. Observou-se que 40% dos participantes discordaram que as atividades aplicadas seriam apropriadas ao aluno surdo e 60% concordaram parcialmente sobre a disponibilidade de recursos pedagógicos.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/776610.36311/2358-8845.2018.v4n2.07.p75Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 2 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 2 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 2 (2017)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7766/4981LEMOS, Ana Beatriz da SilvaCASTRO, Laura Helena Pinto deCONDE, Ivo BatistaMENDES, Roselita Maria de SouzaPANTOJA, Lydia Dayanne Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-24T13:31:38Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7766Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:31:38Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE |
title |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE |
spellingShingle |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE LEMOS, Ana Beatriz da Silva |
title_short |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE |
title_full |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE |
title_fullStr |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE |
title_sort |
ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE |
author |
LEMOS, Ana Beatriz da Silva |
author_facet |
LEMOS, Ana Beatriz da Silva CASTRO, Laura Helena Pinto de CONDE, Ivo Batista MENDES, Roselita Maria de Souza PANTOJA, Lydia Dayanne Maia |
author_role |
author |
author2 |
CASTRO, Laura Helena Pinto de CONDE, Ivo Batista MENDES, Roselita Maria de Souza PANTOJA, Lydia Dayanne Maia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEMOS, Ana Beatriz da Silva CASTRO, Laura Helena Pinto de CONDE, Ivo Batista MENDES, Roselita Maria de Souza PANTOJA, Lydia Dayanne Maia |
description |
Essa pesquisa pretendeu diagnosticar como o ensino de Ciências e a inclusão do aluno surdo vem ocorrendo no interior cearense, a partir de uma análise da percepção dos professores de Ciências do Ensino Fundamental do município de Maranguape, CE. A metodologia empregada foi descritiva, com abordagem mista, por meio da aplicação de questionários. Observou-se que 40% dos participantes discordaram que as atividades aplicadas seriam apropriadas ao aluno surdo e 60% concordaram parcialmente sobre a disponibilidade de recursos pedagógicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7766 10.36311/2358-8845.2018.v4n2.07.p75 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7766 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2018.v4n2.07.p75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7766/4981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 2 (2017) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 2 (2017) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 2 (2017) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041697130020864 |