A inclusão do aluno surdo no ensino regular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2647 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre a inclusão do aluno surdo nas salas de aula do ensino regular. Buscou-se refletir sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, a existência e aplicabilidade do currículo e estrutura física da escola: também a adaptação para a inclusão de alunos com necessidades especiais e a valorização da diversidade dos sujeitos no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de, tendo como sujeito de estudo 40 alunos ouvintes, 10 surdos, 5 professores que atuam no segmento de 1ª a 4ª série e 2 técnicos. Quanto aos alunos surdos percebeu-se que por serem usuários de outra língua perderam uma serie de informações e tem acesso aos conteúdos apenas pela mediação do professor de assessoramento, que assume a responsabilidade do processo ensino aprendizagem. Outro aspecto apontado tanto por professores, alunos surdos e alunos ouvintes, é que o entrave para o sucesso da inclusão na escola é a dificuldade de socialização provocada pela falta de comunicação visto que os alunos ouvintes e professores desconhecem a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. |
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A inclusão do aluno surdo no ensino regularEste artigo tem como objetivo compreender como ocorre a inclusão do aluno surdo nas salas de aula do ensino regular. Buscou-se refletir sobre o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, a existência e aplicabilidade do currículo e estrutura física da escola: também a adaptação para a inclusão de alunos com necessidades especiais e a valorização da diversidade dos sujeitos no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de, tendo como sujeito de estudo 40 alunos ouvintes, 10 surdos, 5 professores que atuam no segmento de 1ª a 4ª série e 2 técnicos. Quanto aos alunos surdos percebeu-se que por serem usuários de outra língua perderam uma serie de informações e tem acesso aos conteúdos apenas pela mediação do professor de assessoramento, que assume a responsabilidade do processo ensino aprendizagem. Outro aspecto apontado tanto por professores, alunos surdos e alunos ouvintes, é que o entrave para o sucesso da inclusão na escola é a dificuldade de socialização provocada pela falta de comunicação visto que os alunos ouvintes e professores desconhecem a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.Faculdades ESTda Silva, Maria Rita PaulaMartins de Sena, Terezinha de Jesus2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/264710.22351/nepp.v37i0.2647Protestantismo em Revista; v. 37 (2015): Edição Especial Extra: Ensaios do Mestrado Profissional; 120-1391678-64081678-640810.22351/nepp.v37i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2647/2435info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-11T13:14:59Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2647Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2015-12-11T13:14:59Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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