A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Madiel Corrêa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, Daiane Gasparetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7262
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar e analisar a produção científica disponibilizada no Portal de Periódicos CAPES sobre a temática da formação de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da educação inclusiva, durante o período de 2008 a 2016, visando apenas artigos científicos. Realizou-se uma busca avançada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “biologia” e “educação inclusiva” conjuntamente. Quantitativamente, somou-se um total de 29 documentos, onde, 23 entraram para análise qualitativa desta pesquisa. A partir da leitura dos 23 artigos, identificou-se que apenas 4 artigos versavam sobre a temática da pesquisa e quando analisados, segundo a genealogia em Michel Foucault, demonstram que o enfoque atribuído à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva está, frequentemente, relacionado à inclusão  do público-alvo da educação especial no ensino regular, o que pode estar interligado ao exercício de poder dos discursos e interpretações atribuídos à educação inclusiva, que somada às produções sobre o mesmo tema, oriundas de fóruns e eventos sobre educação especial e publicadas em periódicos nacionais, fortalecem a concepção de que a educação inclusiva está associada ao público da educação especial. Nesse sentido, o presente trabalho problematiza que, mesmo diante dos avanços no campo da inclusão no cenário atual, há necessidade de oportunizar maior visibilidade a novas discussões sobre o objetivo de educação inclusiva, as quais possam abranger não somente aspectos da educação especial, como também a promoção da equidade educacional, contribuindo, assim, para a formação inicial de professores em ciências e ciências biológicas na perspectiva da educação inclusiva.
id UNESP-28_3af967dcacc4b05f36207a17d13f7e44
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7262
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.Inclusive educationTraining of teachersBiological SciencesEducação inclusivaFormação de professoresCiências BiológicasO objetivo deste trabalho foi investigar e analisar a produção científica disponibilizada no Portal de Periódicos CAPES sobre a temática da formação de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da educação inclusiva, durante o período de 2008 a 2016, visando apenas artigos científicos. Realizou-se uma busca avançada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “biologia” e “educação inclusiva” conjuntamente. Quantitativamente, somou-se um total de 29 documentos, onde, 23 entraram para análise qualitativa desta pesquisa. A partir da leitura dos 23 artigos, identificou-se que apenas 4 artigos versavam sobre a temática da pesquisa e quando analisados, segundo a genealogia em Michel Foucault, demonstram que o enfoque atribuído à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva está, frequentemente, relacionado à inclusão  do público-alvo da educação especial no ensino regular, o que pode estar interligado ao exercício de poder dos discursos e interpretações atribuídos à educação inclusiva, que somada às produções sobre o mesmo tema, oriundas de fóruns e eventos sobre educação especial e publicadas em periódicos nacionais, fortalecem a concepção de que a educação inclusiva está associada ao público da educação especial. Nesse sentido, o presente trabalho problematiza que, mesmo diante dos avanços no campo da inclusão no cenário atual, há necessidade de oportunizar maior visibilidade a novas discussões sobre o objetivo de educação inclusiva, as quais possam abranger não somente aspectos da educação especial, como também a promoção da equidade educacional, contribuindo, assim, para a formação inicial de professores em ciências e ciências biológicas na perspectiva da educação inclusiva.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/726210.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 5 n. 1 (2018); 67-82Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 5 No. 1 (2018); 67-82Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 67-822764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7262/5375Copyright (c) 2018 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Madiel Corrêada Silva, Daiane Gasparetto2020-03-24T13:31:28Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7262Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:31:28Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
title A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
spellingShingle A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
de Lima, Madiel Corrêa
Inclusive education
Training of teachers
Biological Sciences
Educação inclusiva
Formação de professores
Ciências Biológicas
title_short A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
title_full A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
title_fullStr A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
title_full_unstemmed A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
title_sort A formação inicial de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise da literatura.
author de Lima, Madiel Corrêa
author_facet de Lima, Madiel Corrêa
da Silva, Daiane Gasparetto
author_role author
author2 da Silva, Daiane Gasparetto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Madiel Corrêa
da Silva, Daiane Gasparetto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusive education
Training of teachers
Biological Sciences
Educação inclusiva
Formação de professores
Ciências Biológicas
topic Inclusive education
Training of teachers
Biological Sciences
Educação inclusiva
Formação de professores
Ciências Biológicas
description O objetivo deste trabalho foi investigar e analisar a produção científica disponibilizada no Portal de Periódicos CAPES sobre a temática da formação de professores em Ciências Biológicas na perspectiva da educação inclusiva, durante o período de 2008 a 2016, visando apenas artigos científicos. Realizou-se uma busca avançada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando os descritores “biologia” e “educação inclusiva” conjuntamente. Quantitativamente, somou-se um total de 29 documentos, onde, 23 entraram para análise qualitativa desta pesquisa. A partir da leitura dos 23 artigos, identificou-se que apenas 4 artigos versavam sobre a temática da pesquisa e quando analisados, segundo a genealogia em Michel Foucault, demonstram que o enfoque atribuído à formação de professores na perspectiva da educação inclusiva está, frequentemente, relacionado à inclusão  do público-alvo da educação especial no ensino regular, o que pode estar interligado ao exercício de poder dos discursos e interpretações atribuídos à educação inclusiva, que somada às produções sobre o mesmo tema, oriundas de fóruns e eventos sobre educação especial e publicadas em periódicos nacionais, fortalecem a concepção de que a educação inclusiva está associada ao público da educação especial. Nesse sentido, o presente trabalho problematiza que, mesmo diante dos avanços no campo da inclusão no cenário atual, há necessidade de oportunizar maior visibilidade a novas discussões sobre o objetivo de educação inclusiva, as quais possam abranger não somente aspectos da educação especial, como também a promoção da equidade educacional, contribuindo, assim, para a formação inicial de professores em ciências e ciências biológicas na perspectiva da educação inclusiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7262
10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7262
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2018.v5n1.06.p67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7262/5375
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 5 n. 1 (2018); 67-82
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 5 No. 1 (2018); 67-82
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 5 Núm. 1 (2018); 67-82
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697072349184