Formação inicial de professores de ciências biológicas no contexto da educação inclusiva: o que revelam licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alan Bronzeri [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118872
Resumo: A inclusão escolar de alunos com deficiência é um processo amplo,que exige a transformação de concepções e práticas discriminatórias na escola e em sala de aula e, no centro dessa transformação, encontra-se o professor e sua formação. A formação inicial é compreendida como um momento crucial para a reflexão e a aceitação da diversidade e das potencialidades e habilidades individuais. No entanto, o despreparo para atuação junto aos alunos com deficiência é uma realidade, já denunciada por inúmeras investigações. Neste contexto, desenvolveu-se o presente estudo que teve por objetivo identificar e analisar conhecimentos e compreensões de alunos da licenciatura sobre educação inclusiva. Participaram do estudo 90 alunos do último ano do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, dos períodos integral e noturno de uma universidade pública estadual do interior de São Paulo, em 2012 e 2013. Os dados foram coletados por meio de questionário, com sete perguntas que envolviam a compreensão de educação inclusiva, de necessidade educacional especial e das dificuldades para inclusão escolar; o contato com a inclusão escolar e atuação como professor em contexto inclusivo. Os resultados indicaram que os licenciandos associam necessidades educacionais especiais aos alunos deficientes, possuem uma compreensão ampla e generalista de educação inclusiva e identificam inúmeros fatores que dificultam esse processo, sendo o despreparo do professor o principal fator. Durante sua formação inicial, eles não tiveram contato intencional e refletido com o processo inclusivo e embora indiquem o compromisso com uma atuação pedagógica que inclua alunos com necessidades especiais, apontaram a busca de conhecimentos como sua principal iniciativa nessa atuação
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