VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955 |
Resumo: | O livro Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente é uma obra de importância singular para professores, mas também para familiares e demais profissionais que tem contato com as pessoas que têm AH/SD (altas habilidades/superdotação). Escrito por Angela Mágda Rodrigues Virgolim, atual presidente do ConBrasD (Conselho Brasileiro para Superdotação), está organizado em apresentação, seis capítulos, considerações finais e referências. A autora dispôs a obra em uma organização muito interessante abordando de forma progressiva, a questão da inteligência; perpassando pelo papel da criatividade na inteligência; concepções das altas habilidades/superdotação; a identificação da superdotação e o modelo de enriquecimento de Renzulli; aspectos socioafetivos da superdotação e estratégias criativo-produtivas para crianças e jovens superdotados na escola. Recebido em: 20 de dezembro de 2019Modificado em: 20 de fevereiro de 2020Aceito em: 24 de fevereiro de 2020 |
id |
UNESP-28_5d47201ad4a962d40573c2f0bcda7f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10955 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.Altas habilidadesResenhaO livro Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente é uma obra de importância singular para professores, mas também para familiares e demais profissionais que tem contato com as pessoas que têm AH/SD (altas habilidades/superdotação). Escrito por Angela Mágda Rodrigues Virgolim, atual presidente do ConBrasD (Conselho Brasileiro para Superdotação), está organizado em apresentação, seis capítulos, considerações finais e referências. A autora dispôs a obra em uma organização muito interessante abordando de forma progressiva, a questão da inteligência; perpassando pelo papel da criatividade na inteligência; concepções das altas habilidades/superdotação; a identificação da superdotação e o modelo de enriquecimento de Renzulli; aspectos socioafetivos da superdotação e estratégias criativo-produtivas para crianças e jovens superdotados na escola. Recebido em: 20 de dezembro de 2019Modificado em: 20 de fevereiro de 2020Aceito em: 24 de fevereiro de 2020Faculdade de Filosofia e Ciências2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/1095510.36311/2358-8845.2020.v7n1.p149Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 7 n. 1 (2020); 149-152Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 No. 1 (2020); 149-152Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 149-1522764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955/6927Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValentim, Bernadete de Fatima Bastos2020-12-21T14:03:04Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10955Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-12-21T14:03:04Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019. |
title |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019. |
spellingShingle |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019. Valentim, Bernadete de Fatima Bastos Altas habilidades Resenha |
title_short |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019. |
title_full |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019. |
title_fullStr |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019. |
title_full_unstemmed |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019. |
title_sort |
VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019. |
author |
Valentim, Bernadete de Fatima Bastos |
author_facet |
Valentim, Bernadete de Fatima Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentim, Bernadete de Fatima Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades Resenha |
topic |
Altas habilidades Resenha |
description |
O livro Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente é uma obra de importância singular para professores, mas também para familiares e demais profissionais que tem contato com as pessoas que têm AH/SD (altas habilidades/superdotação). Escrito por Angela Mágda Rodrigues Virgolim, atual presidente do ConBrasD (Conselho Brasileiro para Superdotação), está organizado em apresentação, seis capítulos, considerações finais e referências. A autora dispôs a obra em uma organização muito interessante abordando de forma progressiva, a questão da inteligência; perpassando pelo papel da criatividade na inteligência; concepções das altas habilidades/superdotação; a identificação da superdotação e o modelo de enriquecimento de Renzulli; aspectos socioafetivos da superdotação e estratégias criativo-produtivas para crianças e jovens superdotados na escola. Recebido em: 20 de dezembro de 2019Modificado em: 20 de fevereiro de 2020Aceito em: 24 de fevereiro de 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955 10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p149 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955/6927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 7 n. 1 (2020); 149-152 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 No. 1 (2020); 149-152 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 149-152 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041697678426112 |