VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Bernadete de Fatima Bastos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955
Resumo: O livro Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente é uma obra de importância singular para professores, mas também para familiares e demais profissionais que tem contato com as pessoas que têm AH/SD (altas habilidades/superdotação). Escrito por Angela Mágda Rodrigues Virgolim, atual presidente do ConBrasD (Conselho Brasileiro para Superdotação), está organizado em apresentação, seis capítulos, considerações finais e referências. A autora dispôs a obra em uma organização muito interessante abordando de forma progressiva, a questão da inteligência; perpassando pelo papel da criatividade na inteligência; concepções das altas habilidades/superdotação; a identificação da superdotação e o modelo de enriquecimento de Renzulli; aspectos socioafetivos da superdotação e estratégias criativo-produtivas para crianças e jovens superdotados na escola. Recebido em: 20 de dezembro de 2019Modificado em: 20 de fevereiro de 2020Aceito em: 24 de fevereiro de 2020
id UNESP-28_5d47201ad4a962d40573c2f0bcda7f6a
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10955
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.Altas habilidadesResenhaO livro Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente é uma obra de importância singular para professores, mas também para familiares e demais profissionais que tem contato com as pessoas que têm AH/SD (altas habilidades/superdotação). Escrito por Angela Mágda Rodrigues Virgolim, atual presidente do ConBrasD (Conselho Brasileiro para Superdotação), está organizado em apresentação, seis capítulos, considerações finais e referências. A autora dispôs a obra em uma organização muito interessante abordando de forma progressiva, a questão da inteligência; perpassando pelo papel da criatividade na inteligência; concepções das altas habilidades/superdotação; a identificação da superdotação e o modelo de enriquecimento de Renzulli; aspectos socioafetivos da superdotação e estratégias criativo-produtivas para crianças e jovens superdotados na escola. Recebido em: 20 de dezembro de 2019Modificado em: 20 de fevereiro de 2020Aceito em: 24 de fevereiro de 2020Faculdade de Filosofia e Ciências2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/1095510.36311/2358-8845.2020.v7n1.p149Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 7 n. 1 (2020); 149-152Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 No. 1 (2020); 149-152Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 149-1522764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955/6927Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValentim, Bernadete de Fatima Bastos2020-12-21T14:03:04Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/10955Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-12-21T14:03:04Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
title VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
spellingShingle VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
Valentim, Bernadete de Fatima Bastos
Altas habilidades
Resenha
title_short VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
title_full VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
title_fullStr VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
title_full_unstemmed VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
title_sort VIRGOLIM, A. Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente. Editora Intersaberes. Curitiba, 2019.
author Valentim, Bernadete de Fatima Bastos
author_facet Valentim, Bernadete de Fatima Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Bernadete de Fatima Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Altas habilidades
Resenha
topic Altas habilidades
Resenha
description O livro Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente é uma obra de importância singular para professores, mas também para familiares e demais profissionais que tem contato com as pessoas que têm AH/SD (altas habilidades/superdotação). Escrito por Angela Mágda Rodrigues Virgolim, atual presidente do ConBrasD (Conselho Brasileiro para Superdotação), está organizado em apresentação, seis capítulos, considerações finais e referências. A autora dispôs a obra em uma organização muito interessante abordando de forma progressiva, a questão da inteligência; perpassando pelo papel da criatividade na inteligência; concepções das altas habilidades/superdotação; a identificação da superdotação e o modelo de enriquecimento de Renzulli; aspectos socioafetivos da superdotação e estratégias criativo-produtivas para crianças e jovens superdotados na escola. Recebido em: 20 de dezembro de 2019Modificado em: 20 de fevereiro de 2020Aceito em: 24 de fevereiro de 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955
10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p149
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10955/6927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 7 n. 1 (2020); 149-152
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 No. 1 (2020); 149-152
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 149-152
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697678426112