Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/11319 |
Resumo: | No Brasil, o interesse pelas altas habilidades/superdotação (AH/SD) é recente, a começar na década de 1930. Somente nos anos 1970 que iniciaram os primeiros atendimentos educacionais especializados e, em 1985, a discussão formal de políticas para a integração das AH/SD, seguida do direito de uma educação para todos, em 1988, com a Constituição Federal. A década de 1990 é marcada pelas diretrizes gerais de atendimento educacional e da LDB, dentre outras. Dez anos mais tarde, em 2005, se iniciou a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Tivemos várias conquistas noséculo XX e grandes desafios para este século que envolvem a visibilidade e o atendimento das muitas necessidades das pessoas com AH/SD e talentosas em todas as idades e contextos. |
id |
UNESP-28_7d121b90acd097eb22a4cb380457839e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/11319 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialEditorialNo Brasil, o interesse pelas altas habilidades/superdotação (AH/SD) é recente, a começar na década de 1930. Somente nos anos 1970 que iniciaram os primeiros atendimentos educacionais especializados e, em 1985, a discussão formal de políticas para a integração das AH/SD, seguida do direito de uma educação para todos, em 1988, com a Constituição Federal. A década de 1990 é marcada pelas diretrizes gerais de atendimento educacional e da LDB, dentre outras. Dez anos mais tarde, em 2005, se iniciou a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Tivemos várias conquistas noséculo XX e grandes desafios para este século que envolvem a visibilidade e o atendimento das muitas necessidades das pessoas com AH/SD e talentosas em todas as idades e contextos.Faculdade de Filosofia e Ciências2020-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/1131910.36311/2358-8845.2020.v7n1.p7Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 7 n. 1 (2020); 7-8Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 No. 1 (2020); 7-8Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 7-82764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/11319/6917Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVestena, Carla Luciane Blum Saucedo, Leticia CarreñoBobadilla Beltrán, Salvador2020-12-21T14:04:04Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/11319Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-12-21T14:04:04Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Vestena, Carla Luciane Blum Editorial |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Vestena, Carla Luciane Blum |
author_facet |
Vestena, Carla Luciane Blum Saucedo, Leticia Carreño Bobadilla Beltrán, Salvador |
author_role |
author |
author2 |
Saucedo, Leticia Carreño Bobadilla Beltrán, Salvador |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vestena, Carla Luciane Blum Saucedo, Leticia Carreño Bobadilla Beltrán, Salvador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Editorial |
topic |
Editorial |
description |
No Brasil, o interesse pelas altas habilidades/superdotação (AH/SD) é recente, a começar na década de 1930. Somente nos anos 1970 que iniciaram os primeiros atendimentos educacionais especializados e, em 1985, a discussão formal de políticas para a integração das AH/SD, seguida do direito de uma educação para todos, em 1988, com a Constituição Federal. A década de 1990 é marcada pelas diretrizes gerais de atendimento educacional e da LDB, dentre outras. Dez anos mais tarde, em 2005, se iniciou a implantação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Tivemos várias conquistas noséculo XX e grandes desafios para este século que envolvem a visibilidade e o atendimento das muitas necessidades das pessoas com AH/SD e talentosas em todas as idades e contextos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/11319 10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p7 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/11319 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/11319/6917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 7 n. 1 (2020); 7-8 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 No. 1 (2020); 7-8 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 7-8 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041697687863296 |