A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6538 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi investigar a qualidade de vida de jovens com deficiência intelectual, praticantes e não praticantes de atividades físicas regulares. Metodologicamente é um estudo transversal, em que o instrumento utilizado foi o Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida SF-36. A amostra foi composta por 20 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 30 anos, divididos em dois grupos, sedentários e ativos. Os resultados permitem inferir que a percepção do estado geral de saúde do grupo ativo apresentou escores mais altos em relação ao grupo sedentário, logo, a prática regular de atividade física pode influenciar na percepção de saúde e na qualidade de vida do grupo. Cabe destacar que, os domínios da qualidade de vida do grupo ativo têm um escore mínimo de 58, o que demonstra melhores resultados nesses aspectos. Já, o grupo sedentário tem o escore máximo 68,5 para os mesmos domínios, o que indica aspectos negativos em relação à qualidade de vida quando comparados como grupo ativo. Diante dos resultados, conclui-se que a prática de atividade física regular é recomendada e deve ser incentivada, pois contribui para melhorias nos aspectos físicos, psicológicos e sociais de jovens com deficiência intelectual. |
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A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVEO objetivo desse estudo foi investigar a qualidade de vida de jovens com deficiência intelectual, praticantes e não praticantes de atividades físicas regulares. Metodologicamente é um estudo transversal, em que o instrumento utilizado foi o Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida SF-36. A amostra foi composta por 20 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 30 anos, divididos em dois grupos, sedentários e ativos. Os resultados permitem inferir que a percepção do estado geral de saúde do grupo ativo apresentou escores mais altos em relação ao grupo sedentário, logo, a prática regular de atividade física pode influenciar na percepção de saúde e na qualidade de vida do grupo. Cabe destacar que, os domínios da qualidade de vida do grupo ativo têm um escore mínimo de 58, o que demonstra melhores resultados nesses aspectos. Já, o grupo sedentário tem o escore máximo 68,5 para os mesmos domínios, o que indica aspectos negativos em relação à qualidade de vida quando comparados como grupo ativo. Diante dos resultados, conclui-se que a prática de atividade física regular é recomendada e deve ser incentivada, pois contribui para melhorias nos aspectos físicos, psicológicos e sociais de jovens com deficiência intelectual.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/653810.36311/2358-8845.2016.v3n1.05.p36Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 01 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 01 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 01 (2016)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6538/4300NUNES, Cíntia EduardoPEREIRA, Deyliane Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T14:44:50Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6538Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-05-18T14:44:50Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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