ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OMOTE, Sadao
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: BALEOTTI, Luciana Ramos, CHACON, Miguel Claudio Moriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032
Resumo: Uma adequada compreensão das atitudes sociais em relação à inclusão faz parte integrante do estudo das condições necessárias para a construção da educação inclusiva. Este estudo teve por objetivo traduzir e adaptar uma escala simples utilizada para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão de alunos cegos. A partir da tradução foi elaborada uma versão para cada uma das quatro categorias de deiciências: auditiva, física, intelectual e visual. Cada um dos 637 participantes respondeu a uma versão dessa escala e a uma das formas da Escala Likert de Atitudes sociais em relação à Inclusão (ELASI). Esses participantes eram alunos de vários cursos de especialização em Educação Especial ministrados no Estado do Paraná. A maioria era professores da Educação Básica. Os resultados indicaram uma alta correlação entre os escores da ELASI forma A e os de cada uma das versões da escala especíica. Já na forma B não foram encontradas correlações signiicantes em relação às deiciências auditiva e visual. Adicionalmente, a escala foi capaz de identiicar diferenças entre as categorias de deiciências. Análises mais completas e novosestudos são necessários para esclarecer a divergência encontrada entre as formas A e B da ELASI.
id UNESP-28_f287774926121db55e6354c2ad75d87f
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4032
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIAUma adequada compreensão das atitudes sociais em relação à inclusão faz parte integrante do estudo das condições necessárias para a construção da educação inclusiva. Este estudo teve por objetivo traduzir e adaptar uma escala simples utilizada para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão de alunos cegos. A partir da tradução foi elaborada uma versão para cada uma das quatro categorias de deiciências: auditiva, física, intelectual e visual. Cada um dos 637 participantes respondeu a uma versão dessa escala e a uma das formas da Escala Likert de Atitudes sociais em relação à Inclusão (ELASI). Esses participantes eram alunos de vários cursos de especialização em Educação Especial ministrados no Estado do Paraná. A maioria era professores da Educação Básica. Os resultados indicaram uma alta correlação entre os escores da ELASI forma A e os de cada uma das versões da escala especíica. Já na forma B não foram encontradas correlações signiicantes em relação às deiciências auditiva e visual. Adicionalmente, a escala foi capaz de identiicar diferenças entre as categorias de deiciências. Análises mais completas e novosestudos são necessários para esclarecer a divergência encontrada entre as formas A e B da ELASI.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/403210.36311/2358-8845.2014.v1n01.4032Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 1 n. 01 (2014)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 No. 01 (2014)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 Núm. 01 (2014)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032/2983Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOMOTE, SadaoBALEOTTI, Luciana RamosCHACON, Miguel Claudio Moriel2022-06-06T11:22:36Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4032Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2022-06-06T11:22:36Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
title ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
spellingShingle ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
OMOTE, Sadao
title_short ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
title_full ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
title_fullStr ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
title_full_unstemmed ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
title_sort ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
author OMOTE, Sadao
author_facet OMOTE, Sadao
BALEOTTI, Luciana Ramos
CHACON, Miguel Claudio Moriel
author_role author
author2 BALEOTTI, Luciana Ramos
CHACON, Miguel Claudio Moriel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OMOTE, Sadao
BALEOTTI, Luciana Ramos
CHACON, Miguel Claudio Moriel
description Uma adequada compreensão das atitudes sociais em relação à inclusão faz parte integrante do estudo das condições necessárias para a construção da educação inclusiva. Este estudo teve por objetivo traduzir e adaptar uma escala simples utilizada para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão de alunos cegos. A partir da tradução foi elaborada uma versão para cada uma das quatro categorias de deiciências: auditiva, física, intelectual e visual. Cada um dos 637 participantes respondeu a uma versão dessa escala e a uma das formas da Escala Likert de Atitudes sociais em relação à Inclusão (ELASI). Esses participantes eram alunos de vários cursos de especialização em Educação Especial ministrados no Estado do Paraná. A maioria era professores da Educação Básica. Os resultados indicaram uma alta correlação entre os escores da ELASI forma A e os de cada uma das versões da escala especíica. Já na forma B não foram encontradas correlações signiicantes em relação às deiciências auditiva e visual. Adicionalmente, a escala foi capaz de identiicar diferenças entre as categorias de deiciências. Análises mais completas e novosestudos são necessários para esclarecer a divergência encontrada entre as formas A e B da ELASI.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032
10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4032
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032/2983
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 1 n. 01 (2014)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 No. 01 (2014)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 Núm. 01 (2014)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041696440057856