ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032 |
Resumo: | Uma adequada compreensão das atitudes sociais em relação à inclusão faz parte integrante do estudo das condições necessárias para a construção da educação inclusiva. Este estudo teve por objetivo traduzir e adaptar uma escala simples utilizada para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão de alunos cegos. A partir da tradução foi elaborada uma versão para cada uma das quatro categorias de deiciências: auditiva, física, intelectual e visual. Cada um dos 637 participantes respondeu a uma versão dessa escala e a uma das formas da Escala Likert de Atitudes sociais em relação à Inclusão (ELASI). Esses participantes eram alunos de vários cursos de especialização em Educação Especial ministrados no Estado do Paraná. A maioria era professores da Educação Básica. Os resultados indicaram uma alta correlação entre os escores da ELASI forma A e os de cada uma das versões da escala especíica. Já na forma B não foram encontradas correlações signiicantes em relação às deiciências auditiva e visual. Adicionalmente, a escala foi capaz de identiicar diferenças entre as categorias de deiciências. Análises mais completas e novosestudos são necessários para esclarecer a divergência encontrada entre as formas A e B da ELASI. |
id |
UNESP-28_f287774926121db55e6354c2ad75d87f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4032 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIAUma adequada compreensão das atitudes sociais em relação à inclusão faz parte integrante do estudo das condições necessárias para a construção da educação inclusiva. Este estudo teve por objetivo traduzir e adaptar uma escala simples utilizada para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão de alunos cegos. A partir da tradução foi elaborada uma versão para cada uma das quatro categorias de deiciências: auditiva, física, intelectual e visual. Cada um dos 637 participantes respondeu a uma versão dessa escala e a uma das formas da Escala Likert de Atitudes sociais em relação à Inclusão (ELASI). Esses participantes eram alunos de vários cursos de especialização em Educação Especial ministrados no Estado do Paraná. A maioria era professores da Educação Básica. Os resultados indicaram uma alta correlação entre os escores da ELASI forma A e os de cada uma das versões da escala especíica. Já na forma B não foram encontradas correlações signiicantes em relação às deiciências auditiva e visual. Adicionalmente, a escala foi capaz de identiicar diferenças entre as categorias de deiciências. Análises mais completas e novosestudos são necessários para esclarecer a divergência encontrada entre as formas A e B da ELASI.Faculdade de Filosofia e Ciências2014-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/403210.36311/2358-8845.2014.v1n01.4032Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 1 n. 01 (2014)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 No. 01 (2014)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 Núm. 01 (2014)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032/2983Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOMOTE, SadaoBALEOTTI, Luciana RamosCHACON, Miguel Claudio Moriel2022-06-06T11:22:36Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/4032Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2022-06-06T11:22:36Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA |
title |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA |
spellingShingle |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA OMOTE, Sadao |
title_short |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA |
title_full |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA |
title_fullStr |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA |
title_sort |
ESCALA DE ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO: VERSÃO ESPECÍFICA PARA CADA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA |
author |
OMOTE, Sadao |
author_facet |
OMOTE, Sadao BALEOTTI, Luciana Ramos CHACON, Miguel Claudio Moriel |
author_role |
author |
author2 |
BALEOTTI, Luciana Ramos CHACON, Miguel Claudio Moriel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OMOTE, Sadao BALEOTTI, Luciana Ramos CHACON, Miguel Claudio Moriel |
description |
Uma adequada compreensão das atitudes sociais em relação à inclusão faz parte integrante do estudo das condições necessárias para a construção da educação inclusiva. Este estudo teve por objetivo traduzir e adaptar uma escala simples utilizada para a mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão de alunos cegos. A partir da tradução foi elaborada uma versão para cada uma das quatro categorias de deiciências: auditiva, física, intelectual e visual. Cada um dos 637 participantes respondeu a uma versão dessa escala e a uma das formas da Escala Likert de Atitudes sociais em relação à Inclusão (ELASI). Esses participantes eram alunos de vários cursos de especialização em Educação Especial ministrados no Estado do Paraná. A maioria era professores da Educação Básica. Os resultados indicaram uma alta correlação entre os escores da ELASI forma A e os de cada uma das versões da escala especíica. Já na forma B não foram encontradas correlações signiicantes em relação às deiciências auditiva e visual. Adicionalmente, a escala foi capaz de identiicar diferenças entre as categorias de deiciências. Análises mais completas e novosestudos são necessários para esclarecer a divergência encontrada entre as formas A e B da ELASI. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032 10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4032 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2014.v1n01.4032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4032/2983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 1 n. 01 (2014) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 No. 01 (2014) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 1 Núm. 01 (2014) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041696440057856 |