Estudo de caso para identificação das causas de ruptura de estoque de uma empresa varejista têxtil
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1070 |
Resumo: | Um dos principais problemas enfrentados pelos grandes varejistas está relacionado com o desabastecimento das gôndolas, os chamados pontos de ruptura. Estudos realizados desde a década de sessenta mostram que o progresso relacionado a este tema foi limitado. Os níveis de ruptura de estoque estão em torno de 8,3%. Além disso, a literatura sobre o assunto é insuficiente, pois poucos trabalhos se dedicam a investigar as causas da ruptura. O presente estudo tem como finalidade levantar os dados da ruptura de uma grande empresa varejista têxtil para uma categoria de produto e elaborar uma árvore de causas de ruptura. Para realização da pesquisa, utilizou-se a metodologia de análise quantitativa e qualitativa, por meio de softwares e aplicação de entrevistas com o objetivo de gerar e refinar os resultados. A partir dessa metodologia, foi possível identificar que 38,0% das causas das rupturas estão com foco em loja, isto é, o produto não está disponível na área de vendas e sim na retaguarda.Palavras-chave: Ruptura. Falta de Estoque.Varejo. |
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Estudo de caso para identificação das causas de ruptura de estoque de uma empresa varejista têxtilUm dos principais problemas enfrentados pelos grandes varejistas está relacionado com o desabastecimento das gôndolas, os chamados pontos de ruptura. Estudos realizados desde a década de sessenta mostram que o progresso relacionado a este tema foi limitado. Os níveis de ruptura de estoque estão em torno de 8,3%. Além disso, a literatura sobre o assunto é insuficiente, pois poucos trabalhos se dedicam a investigar as causas da ruptura. O presente estudo tem como finalidade levantar os dados da ruptura de uma grande empresa varejista têxtil para uma categoria de produto e elaborar uma árvore de causas de ruptura. Para realização da pesquisa, utilizou-se a metodologia de análise quantitativa e qualitativa, por meio de softwares e aplicação de entrevistas com o objetivo de gerar e refinar os resultados. A partir dessa metodologia, foi possível identificar que 38,0% das causas das rupturas estão com foco em loja, isto é, o produto não está disponível na área de vendas e sim na retaguarda.Palavras-chave: Ruptura. Falta de Estoque.Varejo.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/107010.15675/gepros.v9i3.1070Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2014); 291984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1070/587https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1070/1477Aguiar, Fernando HenriqueMorano, Rogerio ScabimBarrichello, Alcidesde Araujo, Marcel SouzaHristov, Mauricio DominguesCorrea, Rafael Martins Pedreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-11T17:47:07Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1070Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2014-09-11T17:47:07GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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