Viagens de caminhões em áreas urbanas e sua relação com variáveis socioeconômicas
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1566 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é identificar na literatura variáveis explicativas e métodos matemáticos frequentemente utilizados em modelos de geração de viagens de carga, e selecionar, dentre as encontradas, variáveis que possam ser usadas para auxiliar na compreensão do fluxo de cargas, considerando o caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). A etapa de identificação na literatura foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, em que foram encontradas variáveis relacionadas ao estabelecimento, como número de empregados, área construída, número de lojas, entre outras; e relacionadas à socioeconomia da região, como população, número de domicílios, e empregos na região. Foram testadas as relações entre fluxo de carga na RMRJ e variáveis socioeconômicas (população, emprego e domicílios), utilizando os métodos de taxas de viagens e regressão linear. Os resultados mostram que todas as variáveis podem explicar a geração de viagens de carga, sendo domicílios e população as que apresentaram melhor relação com o fluxo de cargas. |
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Viagens de caminhões em áreas urbanas e sua relação com variáveis socioeconômicasO objetivo deste artigo é identificar na literatura variáveis explicativas e métodos matemáticos frequentemente utilizados em modelos de geração de viagens de carga, e selecionar, dentre as encontradas, variáveis que possam ser usadas para auxiliar na compreensão do fluxo de cargas, considerando o caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). A etapa de identificação na literatura foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, em que foram encontradas variáveis relacionadas ao estabelecimento, como número de empregados, área construída, número de lojas, entre outras; e relacionadas à socioeconomia da região, como população, número de domicílios, e empregos na região. Foram testadas as relações entre fluxo de carga na RMRJ e variáveis socioeconômicas (população, emprego e domicílios), utilizando os métodos de taxas de viagens e regressão linear. Os resultados mostram que todas as variáveis podem explicar a geração de viagens de carga, sendo domicílios e população as que apresentaram melhor relação com o fluxo de cargas.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/156610.15675/gepros.v11i4.1566Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 11 n. 4 (2016); 1971984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1566/747https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1566/1612Ferreira, Beatriz Lagnier Gilda Silva, Marcelino Aurélio Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-01T10:43:11Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1566Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2016-11-01T10:43:11GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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