Uma análise das estratégias de manufatura adotadas por seis montadoras da indústria automobilística mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobbo, Simone Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, José de Souza, Gobbo Junior, José Alcides, Fusco, José Paulo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/367
Resumo: No Brasil, o setor automotivo passou por profundas transformações na década de 90, conseqüência da liberação da importação de veículos automotivos e de um intenso processo de transformação nos mercados e nas indústrias instaladas no país. Foram adotados novos processos produtivos no país, como os conceitos de fabricação enxuta, just-in-time e automação/robotização, que ajudaram a elevar a produtividade, mas em contrapartida, reduziram o nível de emprego no setor. Apesar dessa modernização das práticas produtivas, as montadoras instaladas no Brasil empenharam-se para atender as especificidades do mercado brasileiro. Isso levanta a questão sobre a similaridade das estratégias de manufatura adotadas no Brasil em relação às unidades produtivas instaladas nos principais mercados mundiais. Assim, o objetivo geral foi analisar a similaridade nas estratégias de manufatura, desenvolvidas em seis fabricantes de veículos automotores, sendo: Toyota no Japão, Fiat na Itália, Volkswagen na Alemanha e no Brasil e General Motors nos EUA e no Brasil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e, os dados foram analisados de forma qualitativa. A pesquisa procurou identificar as estratégias de manufatura adotadas pelos principais fabricantes dos países acima citados, elegendo-se uma montadora para representar cada um deles. A pesquisa demonstrou que, atualmente, os processos de fabricação de veículos automotores nas indústrias automobilísticas analisadas nas quatro plantas localizadas nos EUA (GM), Itália (Fiat), Japão (Toyota) e Alemanha (VW), são similares aqueles adotados nas plantas das mesmas empresas (GM e VW) localizadas no Brasil, sendo que a diferença reside nas estratégias de negócios adotadas por cada uma delas. Palavras-chave: indústria automobilística; estratégia de manufatura
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