Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Patrícia Trindade
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa, Andrade, Elisabeth de Oliveira, Cândido, Gesinaldo Ataíde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355
Resumo: A internacionalização de empresas representa uma necessidade emergente, como forma de garantir desenvolvimento, sustentação e expansão de mercado, a partir das novas oportunidades de negócios. Diante da relevância dessa temática, este artigo tem como objetivo, identificar as estratégias de internacionalização, adotadas por um consórcio de exportação (Natural Fashion) do setor de confecções, situado na Paraíba, de acordo com o modelo proposto por Boehe e Toni (2006). Tal modelo é baseado em duas dimensões, as quais envolvem a estratégia competitiva e o escopo de mercado, onde, a partir do cruzamento essas dimensões, são explicitadas as condutas estratégicas para o alcance da internacionalização. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, conduzida sob a forma de estudo de caso, empregando as técnicas: pesquisa bibliográfica, observação não-participante e análise documental. Com os resultados obtidos, verificou-se que as empresas participantes do Natural Fashion vincularam-se, em um primeiro momento, a uma Rede de Cooperação, e, posteriormente, parte da rede foi transformada em um Consórcio de Exportação; o que em termos do modelo aplicado, mostra uma passagem de escopo de mercado local e individual para internacional e coletiva. Esta conduta tem permitido às empresas em questão, consolidarem-se paulatinamente nos mercados internacionais, além de gerar uma maior vantagem competitiva no mercado local. Palavras-chave: Estratégias; Internacionalização; Consórcio de Exportação.
id UNESP-2_571e661e8a0e7a99328ec49372a17055
oai_identifier_str oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/355
network_acronym_str UNESP-2
network_name_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository_id_str
spelling Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecçõesA internacionalização de empresas representa uma necessidade emergente, como forma de garantir desenvolvimento, sustentação e expansão de mercado, a partir das novas oportunidades de negócios. Diante da relevância dessa temática, este artigo tem como objetivo, identificar as estratégias de internacionalização, adotadas por um consórcio de exportação (Natural Fashion) do setor de confecções, situado na Paraíba, de acordo com o modelo proposto por Boehe e Toni (2006). Tal modelo é baseado em duas dimensões, as quais envolvem a estratégia competitiva e o escopo de mercado, onde, a partir do cruzamento essas dimensões, são explicitadas as condutas estratégicas para o alcance da internacionalização. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, conduzida sob a forma de estudo de caso, empregando as técnicas: pesquisa bibliográfica, observação não-participante e análise documental. Com os resultados obtidos, verificou-se que as empresas participantes do Natural Fashion vincularam-se, em um primeiro momento, a uma Rede de Cooperação, e, posteriormente, parte da rede foi transformada em um Consórcio de Exportação; o que em termos do modelo aplicado, mostra uma passagem de escopo de mercado local e individual para internacional e coletiva. Esta conduta tem permitido às empresas em questão, consolidarem-se paulatinamente nos mercados internacionais, além de gerar uma maior vantagem competitiva no mercado local. Palavras-chave: Estratégias; Internacionalização; Consórcio de Exportação.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/pjpegimage/pjpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/35510.15675/gepros.v0i3.355Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2010); 931984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355/317https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355/1149https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355/1150Caldas, Patrícia Trindadede Vasconcelos, Ana Cecília FeitosaAndrade, Elisabeth de OliveiraCândido, Gesinaldo Ataídeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-02T22:16:41Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/355Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-03-02T22:16:41GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
title Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
spellingShingle Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
Caldas, Patrícia Trindade
title_short Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
title_full Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
title_fullStr Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
title_full_unstemmed Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
title_sort Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções
author Caldas, Patrícia Trindade
author_facet Caldas, Patrícia Trindade
de Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa
Andrade, Elisabeth de Oliveira
Cândido, Gesinaldo Ataíde
author_role author
author2 de Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa
Andrade, Elisabeth de Oliveira
Cândido, Gesinaldo Ataíde
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Patrícia Trindade
de Vasconcelos, Ana Cecília Feitosa
Andrade, Elisabeth de Oliveira
Cândido, Gesinaldo Ataíde
description A internacionalização de empresas representa uma necessidade emergente, como forma de garantir desenvolvimento, sustentação e expansão de mercado, a partir das novas oportunidades de negócios. Diante da relevância dessa temática, este artigo tem como objetivo, identificar as estratégias de internacionalização, adotadas por um consórcio de exportação (Natural Fashion) do setor de confecções, situado na Paraíba, de acordo com o modelo proposto por Boehe e Toni (2006). Tal modelo é baseado em duas dimensões, as quais envolvem a estratégia competitiva e o escopo de mercado, onde, a partir do cruzamento essas dimensões, são explicitadas as condutas estratégicas para o alcance da internacionalização. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, conduzida sob a forma de estudo de caso, empregando as técnicas: pesquisa bibliográfica, observação não-participante e análise documental. Com os resultados obtidos, verificou-se que as empresas participantes do Natural Fashion vincularam-se, em um primeiro momento, a uma Rede de Cooperação, e, posteriormente, parte da rede foi transformada em um Consórcio de Exportação; o que em termos do modelo aplicado, mostra uma passagem de escopo de mercado local e individual para internacional e coletiva. Esta conduta tem permitido às empresas em questão, consolidarem-se paulatinamente nos mercados internacionais, além de gerar uma maior vantagem competitiva no mercado local. Palavras-chave: Estratégias; Internacionalização; Consórcio de Exportação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355
10.15675/gepros.v0i3.355
url https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355
identifier_str_mv 10.15675/gepros.v0i3.355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355/317
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355/1149
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/355/1150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/pjpeg
image/pjpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
publisher.none.fl_str_mv A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2010); 93
1984-2430
reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
collection GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
repository.name.fl_str_mv GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br
_version_ 1800215695432089600