Utilização da técnica AHP para análise da concorrência entre operadoras de planos de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wollmann, Dewey
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Steiner, Maria Teresinha Arns, Vieira, Guilherme Ernani, Steiner, Patrícia Arns
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/901
Resumo: Um dos mais importantes aspectos a ser considerado pelas operadoras de saúde no desenvolvimento de seus produtos (ou serviços) e na divulgação dos mesmos é a percepção dos consumidores com relação aos atributos de seus produtos (ou serviços). O objetivo deste artigo é organizar e hierarquizar os atributos dos serviços desenvolvidos pelas principais empresas operadoras de planos de saúde do município de Curitiba, PR, segundo a percepção de seus consumidores. Para tanto, fez-se uso da técnica clássica Analytic Hierarchy Process (AHP), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios, através da qual foram analisadas sete empresas e seis atributos de cada uma delas. Os resultados mostram que o atributo mais significativo aos usuários é o “preço” e, além disso, que as empresas podem ser agrupadas em dois conjuntos de preferências: PS1 e PS2 (Planos de Saúde 1 e 2 com cerca de 23% e 19% das preferências cada um deles) e PS3, PS4, PS5, PS6 e PS7 (com cerca de 10% cada). A partir dos resultados de cada atributo analisado, as empresas têm condições de redefinir suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de sensibilizar seus públicos-alvos. Palavras-chave: Processo AHP; Atributos de Operadoras de Saúde; Percepção dos consumidores
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