Utilização da técnica AHP para análise da concorrência entre operadoras de planos de saúde
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/901 |
Resumo: | Um dos mais importantes aspectos a ser considerado pelas operadoras de saúde no desenvolvimento de seus produtos (ou serviços) e na divulgação dos mesmos é a percepção dos consumidores com relação aos atributos de seus produtos (ou serviços). O objetivo deste artigo é organizar e hierarquizar os atributos dos serviços desenvolvidos pelas principais empresas operadoras de planos de saúde do município de Curitiba, PR, segundo a percepção de seus consumidores. Para tanto, fez-se uso da técnica clássica Analytic Hierarchy Process (AHP), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios, através da qual foram analisadas sete empresas e seis atributos de cada uma delas. Os resultados mostram que o atributo mais significativo aos usuários é o “preço” e, além disso, que as empresas podem ser agrupadas em dois conjuntos de preferências: PS1 e PS2 (Planos de Saúde 1 e 2 com cerca de 23% e 19% das preferências cada um deles) e PS3, PS4, PS5, PS6 e PS7 (com cerca de 10% cada). A partir dos resultados de cada atributo analisado, as empresas têm condições de redefinir suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de sensibilizar seus públicos-alvos. Palavras-chave: Processo AHP; Atributos de Operadoras de Saúde; Percepção dos consumidores |
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Utilização da técnica AHP para análise da concorrência entre operadoras de planos de saúdeUm dos mais importantes aspectos a ser considerado pelas operadoras de saúde no desenvolvimento de seus produtos (ou serviços) e na divulgação dos mesmos é a percepção dos consumidores com relação aos atributos de seus produtos (ou serviços). O objetivo deste artigo é organizar e hierarquizar os atributos dos serviços desenvolvidos pelas principais empresas operadoras de planos de saúde do município de Curitiba, PR, segundo a percepção de seus consumidores. Para tanto, fez-se uso da técnica clássica Analytic Hierarchy Process (AHP), ferramenta de análise de decisão e planejamento de múltiplos critérios, através da qual foram analisadas sete empresas e seis atributos de cada uma delas. Os resultados mostram que o atributo mais significativo aos usuários é o “preço” e, além disso, que as empresas podem ser agrupadas em dois conjuntos de preferências: PS1 e PS2 (Planos de Saúde 1 e 2 com cerca de 23% e 19% das preferências cada um deles) e PS3, PS4, PS5, PS6 e PS7 (com cerca de 10% cada). A partir dos resultados de cada atributo analisado, as empresas têm condições de redefinir suas estruturas, processos, preços e redes credenciadas com o objetivo de sensibilizar seus públicos-alvos. Palavras-chave: Processo AHP; Atributos de Operadoras de Saúde; Percepção dos consumidoresA Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/90110.15675/gepros.v0i4.901Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 4 (2011); 1111984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/901/434Wollmann, DeweySteiner, Maria Teresinha ArnsVieira, Guilherme ErnaniSteiner, Patrícia Arnsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-07T19:32:15Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/901Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-07-07T19:32:15GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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