Resolução do Problema de Carregamento e Descarregamento 3D de Contêineres em Terminais Portuários via Representação por Regras e Algoritmo Genético
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/897 |
Resumo: | Neste artigo são apresentadas uma nova formulação e uma nova representação para a solução do problema de carregamento de contêineres 3D em terminais portuários (PCCTP 3D) que consiste em determinar como carregar e descarregamento um conjunto de contêineres de um navio porta-contêiner (containership), respeitando restrições operacionais relacionadas aos contêineres e a estrutura do navio isso porque num navio porta contêiner os contêineres são colocados em pilhas verticais, localizadas em diversas seções (baias). O acesso aos contêineres é feito somente através do topo da pilha. Muitas vezes para se descarregar um contêiner num determinado porto j, é necessário remover o contêiner cujo destino é o porto j+1, porque ele está acima do contêiner que se deseja descarregar, esta operação pode ser chamada de remanejamento. Neste artigo procura-se fazer o carregamento e descarregamento do navio, procurando minimizar o número de remanejamentos, levando em conta a distância do centro de massa e do centro de gravidade para que não ocorram problemas de instabilidade do navio. Assim como o problema 2D é NP-Completo (AVRIEL et al. 2000), o problema 3D também o é, e é aconselhável a utilização de métodos heurísticos. É proposto um algoritmo genético que emprega uma nova representação das soluções, denominada representação por regras, para resolver o PCCTP 3D. A representação por regras tem a grande vantagem de utilizar uma representação bastante compacta que assegura a geração de soluções factíveis e possibilita a inserção de conhecimento do tomador de decisões.Nos também apresentamos alguns resultados obtidos com este método. |
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Resolução do Problema de Carregamento e Descarregamento 3D de Contêineres em Terminais Portuários via Representação por Regras e Algoritmo GenéticoNeste artigo são apresentadas uma nova formulação e uma nova representação para a solução do problema de carregamento de contêineres 3D em terminais portuários (PCCTP 3D) que consiste em determinar como carregar e descarregamento um conjunto de contêineres de um navio porta-contêiner (containership), respeitando restrições operacionais relacionadas aos contêineres e a estrutura do navio isso porque num navio porta contêiner os contêineres são colocados em pilhas verticais, localizadas em diversas seções (baias). O acesso aos contêineres é feito somente através do topo da pilha. Muitas vezes para se descarregar um contêiner num determinado porto j, é necessário remover o contêiner cujo destino é o porto j+1, porque ele está acima do contêiner que se deseja descarregar, esta operação pode ser chamada de remanejamento. Neste artigo procura-se fazer o carregamento e descarregamento do navio, procurando minimizar o número de remanejamentos, levando em conta a distância do centro de massa e do centro de gravidade para que não ocorram problemas de instabilidade do navio. Assim como o problema 2D é NP-Completo (AVRIEL et al. 2000), o problema 3D também o é, e é aconselhável a utilização de métodos heurísticos. É proposto um algoritmo genético que emprega uma nova representação das soluções, denominada representação por regras, para resolver o PCCTP 3D. A representação por regras tem a grande vantagem de utilizar uma representação bastante compacta que assegura a geração de soluções factíveis e possibilita a inserção de conhecimento do tomador de decisões.Nos também apresentamos alguns resultados obtidos com este método.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/89710.15675/gepros.v0i4.897Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 4 (2011); 911984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/897/433https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/897/1275https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/897/1276Azevedo, Anibal Tavares deRibeiro, Cassilda MariaNeto, Luiz Leduino de SallesSilva, Misael Pimentel Espiríndio eSivestre, Murilo Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-07T19:32:15Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/897Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-07-07T19:32:15GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Neste artigo são apresentadas uma nova formulação e uma nova representação para a solução do problema de carregamento de contêineres 3D em terminais portuários (PCCTP 3D) que consiste em determinar como carregar e descarregamento um conjunto de contêineres de um navio porta-contêiner (containership), respeitando restrições operacionais relacionadas aos contêineres e a estrutura do navio isso porque num navio porta contêiner os contêineres são colocados em pilhas verticais, localizadas em diversas seções (baias). O acesso aos contêineres é feito somente através do topo da pilha. Muitas vezes para se descarregar um contêiner num determinado porto j, é necessário remover o contêiner cujo destino é o porto j+1, porque ele está acima do contêiner que se deseja descarregar, esta operação pode ser chamada de remanejamento. Neste artigo procura-se fazer o carregamento e descarregamento do navio, procurando minimizar o número de remanejamentos, levando em conta a distância do centro de massa e do centro de gravidade para que não ocorram problemas de instabilidade do navio. Assim como o problema 2D é NP-Completo (AVRIEL et al. 2000), o problema 3D também o é, e é aconselhável a utilização de métodos heurísticos. É proposto um algoritmo genético que emprega uma nova representação das soluções, denominada representação por regras, para resolver o PCCTP 3D. A representação por regras tem a grande vantagem de utilizar uma representação bastante compacta que assegura a geração de soluções factíveis e possibilita a inserção de conhecimento do tomador de decisões.Nos também apresentamos alguns resultados obtidos com este método. |
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