Resolução do Problema de Carregamento e Descarregamento 3D de Contêineres em Terminais Portuários via Representação por Regras e Algoritmo Genético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Anibal Tavares de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Cassilda Maria, Neto, Luiz Leduino de Salles, Silva, Misael Pimentel Espiríndio e, Sivestre, Murilo Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas
Texto Completo: https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/897
Resumo: Neste artigo são apresentadas uma nova formulação e uma nova representação para a solução do problema de carregamento de contêineres 3D em terminais portuários (PCCTP 3D) que consiste em determinar como carregar e descarregamento um conjunto de contêineres de um navio porta-contêiner (containership), respeitando restrições operacionais relacionadas aos contêineres e a estrutura do navio isso porque num navio porta contêiner os contêineres são colocados em pilhas verticais, localizadas em diversas seções (baias). O acesso aos contêineres é feito somente através do topo da pilha. Muitas vezes para se descarregar um contêiner num determinado porto j, é necessário remover o contêiner  cujo  destino é o  porto j+1, porque ele está acima do contêiner que se deseja descarregar, esta operação pode ser chamada de remanejamento. Neste artigo procura-se fazer o carregamento e descarregamento do navio, procurando minimizar o número de remanejamentos, levando em conta a distância do centro de massa e do centro de gravidade para que não ocorram problemas de instabilidade do navio. Assim como o problema 2D é NP-Completo (AVRIEL et al. 2000), o problema 3D também o é, e é  aconselhável a utilização de métodos heurísticos. É proposto um algoritmo genético que emprega uma nova representação das soluções, denominada representação por regras, para resolver o PCCTP 3D.  A representação por regras tem a grande vantagem de utilizar uma representação bastante compacta que assegura a geração de soluções factíveis e possibilita a inserção de conhecimento do tomador de decisões.Nos também apresentamos alguns resultados obtidos com este método.
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