Uma análise crítica do termo organizações intensivas em conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/124 |
Resumo: | A intensa competição entre os mercados exige que as empresas sejam capazes de desenvolver e gerenciar, de forma eficaz seus recursos, sejam eles financeiros, estruturais ou sejam pessoais. Na literatura, há predominância de abordagens que consideram o capital como o principal recurso a ser gerenciado; entretanto, na economia baseada na informação e de serviço intensivo, atributos como rapidez, flexibilidade, inovação e pessoal capacitado tornam-se cada vez mais essenciais, para que as organizações mantenham-se competitivas. Diante desta realidade, o conhecimento deve ser considerado um recurso estratégico valioso para o estabelecimento de uma vantagem competitiva sustentável nas organizações, porém, nas intensivas em conhecimento, torna-se um atributo essencial. A proposta deste artigo é provocar uma discussão sobre o que de fato determina que uma organização seja denominada intensiva em conhecimento, nomenclatura utilizada em alguns trabalhos na literatura, para classificar este tipo de organização. São apresentadas então, algumas características organizacionais que poderiam determinar esta classificação: atividades desempenhadas, pessoas da organização, mercado de atuação, produtos e serviços e práticas de gestão e a partir destas características, torna-se possível definir organização intensiva em conhecimento. Palavras-chave: conhecimento, recurso estratégico, organização intensiva em conhecimento. |
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Uma análise crítica do termo organizações intensivas em conhecimentoUma análise crítica do termo organizações intensivas em conhecimentoA intensa competição entre os mercados exige que as empresas sejam capazes de desenvolver e gerenciar, de forma eficaz seus recursos, sejam eles financeiros, estruturais ou sejam pessoais. Na literatura, há predominância de abordagens que consideram o capital como o principal recurso a ser gerenciado; entretanto, na economia baseada na informação e de serviço intensivo, atributos como rapidez, flexibilidade, inovação e pessoal capacitado tornam-se cada vez mais essenciais, para que as organizações mantenham-se competitivas. Diante desta realidade, o conhecimento deve ser considerado um recurso estratégico valioso para o estabelecimento de uma vantagem competitiva sustentável nas organizações, porém, nas intensivas em conhecimento, torna-se um atributo essencial. A proposta deste artigo é provocar uma discussão sobre o que de fato determina que uma organização seja denominada intensiva em conhecimento, nomenclatura utilizada em alguns trabalhos na literatura, para classificar este tipo de organização. São apresentadas então, algumas características organizacionais que poderiam determinar esta classificação: atividades desempenhadas, pessoas da organização, mercado de atuação, produtos e serviços e práticas de gestão e a partir destas características, torna-se possível definir organização intensiva em conhecimento. Palavras-chave: conhecimento, recurso estratégico, organização intensiva em conhecimento.The intense competition among the markets requires from the companies ability to develop and manage efficiently their financial, structural or personnel resources. In the literature, there is the prevalence of approaches considering the capital as the main resource to be managed. However, in the economy based on information and intensive service, efficiency, flexibility, innovation and qualified personnel become essential aspects so that the organizations maintain competitive. Facing this reality, knowledge must be considered a valuable and strategic resource in the establishment of a sustainable competitive advantage in the organizations. However, regarding the intensive organizations in knowledge, it becomes an essential feature. The proposal of this paper is to incite a discussion on what really determines that a company be intensive in knowledge, a term used to classify this type of organization in some literature papers in order to classify this type of organization. Some organizational characteristics which could determine this classification are presented here: performed activities, personnel, operating market, products, services and management practices. Based on such characteristics, it is possible to define an intensive organization in knowledge. Keywords: Knowledge; Strategic resource; Intensive organization in knowledge. A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/12410.15675/gepros.v0i3.124Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 3 (2006); Pag. 971984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/124/86Nadai, Fernanda C. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2008-10-15T20:17:43Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/124Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2008-10-15T20:17:43GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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