Redes de inovação: mapeamento de inventores de patentes em uma empresa do setor de cosméticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1145 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de identificar padrões na organização da rede de inovação, através de mapeamentos de redes de inventores de uma empresa de cosméticos, além de identificar formas de promover a capacidade de inovação por meio da interconectividade. A execução da pesquisa foi realizada por meio de métodos de estudo de casos, e, para isso, foram feitos mapeamentos de inventores, com base nos registros de patentes pesquisados previamente, levando-se em consideração o vínculo (interno ou externo) com a empresa de cada inventor e também a quantidade de citações da patente. Foi identificada maior hierarquia nas redes com a presença de colaboradores externos à empresa, bem como um possível maior teor tecnológico, já que a quantidade de citações foi superior às de outras redes. Verifica-se, por fim, que um mapeamento de inventores (apesar de patente não ser o único fator de medida de inovação) pode identificar características importantes para auxiliar uma melhor gestão da inovação. Palavras-chave: Inovação. Redes de Inovação. Análise de Redes. |
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Redes de inovação: mapeamento de inventores de patentes em uma empresa do setor de cosméticosEste artigo tem o objetivo de identificar padrões na organização da rede de inovação, através de mapeamentos de redes de inventores de uma empresa de cosméticos, além de identificar formas de promover a capacidade de inovação por meio da interconectividade. A execução da pesquisa foi realizada por meio de métodos de estudo de casos, e, para isso, foram feitos mapeamentos de inventores, com base nos registros de patentes pesquisados previamente, levando-se em consideração o vínculo (interno ou externo) com a empresa de cada inventor e também a quantidade de citações da patente. Foi identificada maior hierarquia nas redes com a presença de colaboradores externos à empresa, bem como um possível maior teor tecnológico, já que a quantidade de citações foi superior às de outras redes. Verifica-se, por fim, que um mapeamento de inventores (apesar de patente não ser o único fator de medida de inovação) pode identificar características importantes para auxiliar uma melhor gestão da inovação. Palavras-chave: Inovação. Redes de Inovação. Análise de Redes.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2014-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/114510.15675/gepros.v0i1.1145Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 1 (2014); 1011984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1145/571https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1145/1454https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1145/1455Serrano, Bruno PintoGobbo Junior, José Alcidesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-11T17:35:26Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1145Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2014-09-11T17:35:26GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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